Notícias


Ato Solene do CRP SP na ALESP comemora os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil


Publicado em: 25 de junho de 2022

Na noite da última sexta-feira (24/06), ocorreu o Ato Solene em comemoração dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A solenidade contou com as presenças de representantes do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Sindicato das/os Psicólogas/os no Estado de São Paulo (SinPsi), da Federação Nacional das/os Psicólogas/os (FENAPSI) e do público em geral.

Tatiane Rosa da Silva, presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, em seu discurso, agradeceu o esforço e empenho às/aos conselheiras/os, funcionárias/os e entidades que cooperam para a produção de uma Psicologia ética e pautada pelos Direitos Humanos. “No ano de 1962, por meio da lei 4.119, a profissão de psicóloga/psicólogo fora regulamentada no Brasil. Neste ano de 2022, ela completa 60 anos e muitas mudanças ocorreram desde então. A Psicologia passou por diversas modificações e quando pensamos na quantidade de tempo que implicam essas seis décadas nos parece ser um tempo bastante extenso. Porém, para uma Psicologia que se constrói como ciência e profissão, podemos imaginar que ela está apenas se iniciando. Apesar das conquistas e avanços, ainda estamos em fase de um interessante crescimento”, declarou. 

Também compuseram a mesa a conselheira do CRP SP Talita Fabiano de Carvalho, a presidenta do CFP, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, e a presidenta do SinPsi, Fernanda Lou Sans Magano. O evento ainda contou com as performances musicais e artísticas do Coral Cênico Cidadãos Cantantes e do rapper Edson Luiz, integrante do coletivo negro Raiz da Liberdade.

Veja a transmissão completa em https://youtu.be/TskepkT4MtA

#PraTodosVerem: Três fotografias ambientadas no auditório da Alesp. Mesa comprida à frente, decorada com uma faixa com os dizeres "60 anos de Psicologia" e o logo do CRP SP. Atrás da mesa, presidenta, conselheiras e conselheiros que compõem o CRP SP, bem como membras/os do CFP, SinPsi, FENAPSI e de outras entidades que estiveram presentes no ato. Pessoas estão sorrindo, posando para as fotos.