Notícias


CRP SP participa, em Brasília, da mobilização que resulta na aprovação do PL das 30 horas da Psicologia


Publicado em: 5 de julho de 2022

O Projeto de Lei n.º 1.214/2019, que trata da jornada de até 30 horas semanais para as/os psicólogas/os, foi aprovado, hoje, na Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, em Brasília, após entrar pela quarta vez na pauta. 

O CRP SP esteve presente, representado pela conselheira Talita Fabiano de Carvalho, juntamente ao CFP, demais CRPs e Federação Nacional  dos Psicólogos (Fenapsi), na mobilização que resultou no encaminhamento para a Comissão de Finanças e Tributação e posteriormente à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A etapa final é a sanção presidencial.

A última audiência pública foi realizada sem a presença da Psicologia nem o Sistema Consellhos nem a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), apenas com entidades hospitalares privadas, marcando as diversas ações políticas para que o projeto não fosse aprovado.

A redução de jornada foi demanda da categoria no 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), em 2016, e vem sendo acompanhada pelo Conselho Federal de Psicologia, pelos 24 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), pela Fenapsi, Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) por entenderem, entre outras questões, que as características do exercício da profissão tornam insalubres as jornadas extensas de trabalho.

Para saber mais sobre a mobilização, acesse o site oficial https://site.cfp.org.br/psicologia30horas/

#PraTodosVerem: Fotografia retangular e horizontal. Representantes da categoria seguram cartazes nos quais se lê “Psicologia, 30 horas, a luta continua”, eles estão atrás de uma faixa amarela com os mesmos dizeres em letras pretas. Todas/os usam máscara de proteção contra a covid-19. A conselheira Talita Fabiano de Carvalho, do CRP SP, está entre os representantes. (Fim da descrição).