Notícias


CRP SP lança o Caderno Temático “Cuidado em Liberdade”


Publicado em: 21 de julho de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo apresenta o Caderno Temático volume 40, “Cuidado em Liberdade”, resultado da série de mesmo nome do podcast Estação Psicologia. A publicação recupera o histórico das lutas antimanicomial e antiproibicionista, reforçando o posicionamento ético e crítico de uma Psicologia alinhada aos Direitos Humanos, às estratégias de cuidado e redução de danos, acompanhada das transcrições dos cinco episódios do podcast.

O material aborda temas como a invisibilidade das pessoas em situação de rua e sua dificuldade de acesso aos equipamentos de saúde pública, sofrimento e adoecimento mental e tratamento em liberdade. Há ainda um capítulo dedicado ao artista visual Arthur Bispo do Rosário, homem negro e nordestino que passou grande parte de sua vida encerrado num manicômio. Os temas são abordados por especialistas na área e por quem vive, em seu dia a dia, as situações abordadas.

Os cinco episódios da série “Cuidado em Liberdade” do podcast trazem referências da Psicologia, com orientações técnicas voltadas à atuação profissional e trocas de experiências e conhecimento popular. O podcast pode ser amplamente acessado nas mais diversas plataformas de streaming. Ouça aqui: https://spoti.fi/3znegef 

Acesse aqui o Caderno Temático ‘Cuidado em Liberdade’.

Card quadrado. Fundo roxo. Acima e à esquerda, ícone de PDF para baixar. No centro e à direita, pilha de volumes do caderno, mostra-se a capa: "Cadernos Temáticos CRP SP: 40, Cuidado em Liberdade", com flores, tecidos e linhas sendo costuradas por mãos humanas. (Fim da descrição).