Notícias


05 de Agosto – Dia Nacional da Saúde


Publicado em: 5 de agosto de 2022

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto no Brasil. A data reconhece a importância das lutas e esforços, no âmbito da saúde pública, do médico Oswaldo Cruz, que se engajou no combate e erradicação de doenças de mortalidade elevada, como a varíola, a febre amarela e a peste bubônica. Seu papel no processo de educação sanitária para a população e campanhas de vacinação foi fundamental na contenção das epidemias que assolavam diversos estados brasileiros à sua época. A escolha da data é uma homenagem ao dia de nascimento do sanitarista, 05 de agosto de 1872.

Partindo desse histórico, a data também é um convite à reflexão sobre o momento que vivemos e os últimos anos pelos quais passamos. A pandemia de covid-19 reconfigurou nossos modos de nos relacionarmos e de pensarmos a saúde seja no modo individual e familiar, como também no coletivo e público. Por mais que ela tenha se atenuado e se encaminhe para se tornar endêmica, outras doenças virais, como a monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, que foi considerada uma ameaça global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), atropelam nosso cotidiano e desvelam as camadas de desigualdade social presentes na sociedade

Mais do que nunca, nesse sentido, reconhecemos o protagonismo e a indispensabilidade do SUS cujos princípios, pautados na integralidade, universalização e equidade, tornaram possível a vacinação da população em larga escala e a contenção de novos casos e mortes por covid-19. Fortalecer o Sistema Único de Saúde é, portanto, central para a manutenção da saúde pública, de Políticas Públicas e da ética do cuidado.

O CRP SP se alinha, então, a uma concepção de saúde integral entendida não apenas como a integridade física da pessoa, mas de maneira que englobe as questões de saúde mental, acesso à cultura, cidade, saneamento básico e, sobretudo, ampla garantia de direitos fundamentais descritos em nossa Carta Magna, como educação, moradia, trabalho, lazer e segurança.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo nas cores azul turquesa claro e escuro. Em primeiro plano, círculo com foto de 3 pessoas negras, duas crianças e uma mulheres. Eles estão com a manga da camiseta levantada, com um curativo no braço, dando a entender que acabaram de se vacinar. Na parte inferior, faixa turquesa com o logo do CRP SP. (fim da descrição)