Notícias


Prêmio Profissional "Virgínia Bicudo: Práticas para uma Psicologia Antirracista”


Publicado em: 8 de agosto de 2022

O Conselho Federal de Psicologia, no uso de suas atribuições legais, instituiu o Prêmio Profissional "Virgínia Bicudo: Práticas para uma Psicologia Antirracista”, a partir da Resolução N.º 09/2022. Anualmente, o CFP deverá abrir edital e inscrições com o objetivo de fomentar e divulgar estudos e ações da área de Psicologia que tenham como foco questões raciais, posicionamento antirracista, impacto na saúde mental e redução das desigualdades sociais.

Segundo o documento do CFP, os trabalhos deverão estar relacionados a um destes cinco eixos orientadores: (1) Raça e Identidade Étnico-Racial; (2) Violência, Morte e Luto; (3) Modos de resistência antirracista: antimanicomial, cultural, religiosa; (4) Interseccionalidades; (5) Geracional: racismo na infância, juventude e envelhecimento.

Acompanhe as redes do CRP SP e do CFP para se atualizar sobre datas e inscrições.

Quem dá nome ao prêmio é a psicanalista e socióloga Virgínia Leone Bicudo (1910 2003), detentora do CRP de número dois. Virgínia Bicudo nasceu filha de um casal interracial mãe branca, descendente de imigrantes, e pai negro, descendente de africanos que foram escravizados e, desde cedo, enfrentou o racismo nos espaços que frequentou. Em 1932, formou-se educadora sanitária pela Escola de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo e atuou em diversos órgãos estaduais e municipais. Cursou a graduação de Ciências Políticas e Sociais da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo (ELSP), sendo a única mulher de sua turma.

Sua tese cujo título é “Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo” foi defendida em 1945, sendo uma das primeiras no Brasil a estudar os efeitos do racismo nas experiências e subjetividades de pessoas negras. Bicudo também foi a primeira mulher negra psicanalista e professora universitária do país e inovou ao levar a psicanálise para o estudo de crianças, levando em consideração o aspecto educacional e desenvolvimento emocional. Atuou e teve papel importante na Sociedade de Psicanálise de Brasília (SPBsb). Sua obra obteve pouca repercussão à época, mas vem sendo reconhecida e valorizada nos últimos anos.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo lilás. Em destaque, retrato de Virgínia Bicudo quando jovem, formado por pontos em roxo. Ela é uma mulher preta, está maquiada, tem os cabelos presos em um coque, veste tailleur e usa colar de pérolas. À margem inferior, logo da gestão do CRP SP, #UseMáscara e logo do CRP SP.