Notícias


CRP SP lança documentário “Pioneiras da Psicologia”, com trajetória e legado de Lígia Assumpção Amaral, referência no debate sobre pessoas com deficiência(s)


Publicado em: 11 de outubro de 2022

A Comissão de História e Memória, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, apresenta o volume 14 da série “Pioneiras da Psicologia”: o documentário “Psicologia e a Luta de Pessoas com Deficiência: de Lígia Assumpção Amaral aos debates contemporâneos”, que conta a trajetória de vida e profissional da psicóloga Lígia Assumpção Amaral. Além de pesquisadora, ela foi uma das precursoras, dentro da área, a tratar da questão da deficiência, sendo ela mesma uma pessoa com deficiência. Suas pesquisas incentivaram uma geração de jovens psicólogas e psicólogos a trabalharem com a temática na profissão.

Na segunda parte do documentário, as reflexões sobre as pessoas com deficiência são inseridas nos debates atuais. Convidadas e convidados trazem importantes proposições sobre a trajetória de luta das pessoas com deficiência(s), problematizam o capacitismo e a urgência em reconhecer a ampla diversidade de corpos, subjetividades e experiências de estar no mundo.

A pioneira Lígia Assumpção Amaral

Lígia Assumpção Amaral (1941 - 2002) é uma das pioneiras da Psicologia. Sua dissertação de mestrado “Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo”, defendida em 1987, trouxe uma nova perspectiva para a produção acadêmica, ao escrever sobre deficiência a partir de sua própria experiência de vida. Quando tinha um ano de idade, Lígia teve poliomielite e, como ainda não havia vacina para a virose, precisou passar por diversas cirurgias e usar aparelhos ortopédicos para se locomover daí em diante.

Leitora assídua desde criança, chegou a cursar Biblioteconomia, trabalhando em livrarias e editoras, até que, após fazer um curso sobre Educação e Psicologia Infantil, descobriu sua afinidade com a área e foi buscar especialização. Após a graduação, trabalhou na área clínica, mas logo enveredou pela docência no Ensino Superior. Ao longo da vida, publicou cinco livros, entre eles “Conhecendo a deficiência (em companhia de Hércules)” (1995) e “Tirando a deficiência da estante” (1996), fora os diversos capítulos de livros, artigos e publicações em anais de congressos.

Seu legado se envereda pelo ambiente acadêmico e social, entrelaçando pesquisa e aprendizagens, a partir de uma perspectiva não preconceituosa e inclusiva. Faleceu precocemente em 2002, vítima de um acidente automobilístico, enquanto se dirigia a uma banca de estudos em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Confira o trailer e o documentário na íntegra, também lançados em versões com audiodescrição, todos disponíveis no canal do CRP SP no YouTube.

Acesse a pesquisa documental sobre a vida e obra de Lígia Assumpção Amaral, também produzida pela Comissão de História e Memória, material extra do filme.

Reforçando o compromisso com a pauta de acessibilidade e Direitos Humanos, o CRP SP publicou, recentemente, o Guia Prático sobre ACESSIBILIDADE para PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA, com orientações para atuação psicológica junto a pessoas com deficiência.

#PraTodosVerem: Foto com close do rosto de Lígia Assumpção Amaral. Ela está sorrindo. (fim da descrição)