Notícias


21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


Publicado em: 21 de setembro de 2022

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi criado a partir do Decreto de Lei n.º 11.133 de 14 de julho de 2005, mas já era celebrado extraoficialmente desde 1982. Iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais pelas pessoas com deficiência (PcD), o dia 21 de setembro foi escolhido em associação à primavera, que representa o renascimento das plantas e simboliza o início das reivindicações relacionadas à questão das pessoas com deficiência, como também a busca por participação social igualitária, sem preconceito e menos capacitista.

A data é um marco para nossa reflexão, além de ser um momento para se comemorar e reforçar, em todos os estados brasileiros, a importância da discussão de propostas e Políticas Públicas que visem à participação plena de todas/os na sociedade. A luta pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário que deve ser feito não apenas pelas PcD, suas/seus familiares ou profissionais que trabalhem diretamente com esta população, mas como uma responsabilidade de todas/os na busca por acessibilidade, principalmente atitudinal, e soluções inclusivas efetivas.

Neste ano, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lançou o Guia Prático sobre ACESSIBILIDADE para PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA, trazendo orientações para a atuação profissional junto às pessoas com deficiências, pautando seu fazer pela responsabilidade ética e técnica, evocando, sob a perspectiva da equidade, o princípio da igualdade enquanto direito e o respeito à singularidade em cumprimento à Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Reforçando a trajetória de luta e mobilizações em torno da pauta, a Comissão de História e Memória (CHM) do CRP SP está produzindo o documentário Pioneiras, sobre Lígia Assumpção Amaral. Psicóloga e acadêmica, ela dedicou sua vida e estudo à questão da deficiência, legando importantes obras. Lígia, que também era uma pessoa com deficiência, nos faz compreender como multifacetado o tema da deficiência, em que as variáveis biológicas, psicológicas e sociais se desdobram em suas peculiaridades. O documentário será divulgado, em breve, no site e nas redes sociais do CRP SP.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo em amarelo e preto. Primeiro plano: Entre o centro e a direita, ilustrações de pessoas com deficiências. (Fim da descrição).