Notícias


6º CBP reúne mais de seis mil profissionais e estudantes de Psicologia, de todo o país, em São Paulo


Publicado em: 18 de novembro de 2022

O Congresso Brasileiro de Psicologia (CBP) é um dos eventos mais importantes da Psicologia no Brasil. O “Congressão”, como é chamado por quem o frequenta há mais tempo, ocorre a cada quatro anos, na cidade de São Paulo, desde 2002, e se estabelece como ponto de diálogo entre formação, Ciência e profissão. Em sua 6ª edição, ocorrida entre 11 e 15 de novembro deste ano, demonstrou sua força ao reunir mais de seis mil pessoas, entre estudantes e profissionais, para pensar o futuro da Psicologia brasileira.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) e ao Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), faz parte da organização do 6º CBP que, em 2022, marcou os 60 anos de regulamentação da Psicologia como profissão no país. Ao todo, o evento mobilizou a exposição de mais de três mil trabalhos e a realização de 47 minicursos, 22 conferências, mesas-redondas, oficinas e estandes. 

Na abertura do congresso, a conselheira presidenta do CRP SP, a psicóloga (CRP 06/71781) Talita Fabiano de Carvalho, reforçou o 6º CBP como um espaço de afetos, trocas e construções democráticas e coletivas. Saudou às participantes e aos participantes que vieram de longe, de diferentes regiões do Brasil, e a todas e todos que doaram  sua força de trabalho e energia para que o evento pudesse acontecer.

As conselheiras e os conselheiros do CRP SP tiveram participação intensa nos cinco dias de encontro, abordando temas que variaram entre Psicologia Clínica, Comunicação Inclusiva, Direitos Humanos, maternidade, luto, redução de danos e violência de gênero. O CRP SP esteve presente no 6º CBP com as articulações a seguir, entre rodas de conversa, oficinas e painéis:

- Cerimônia de abertura, com análise da conjuntura e o papel da Psicologia.
- Psicologia, (in)formação e prática. Da construção profissional a uma atuação de qualidade.
- Referências técnicas para atuação de psicólogas/os na educação (oficina).
- Desafios atuais em Psicologia Clínica, Psicoterapia e Avaliação Psicológica. 
- O luto das mulheres que perderam os filhos para a violência policial.
- Violências contra crianças e maternidades.
- Orientação para psicólogas/os na atuação profissional com pessoas intersexo (oficina).
- No lugar delas (oficina).
- A Psicoterapia na rede pública: possibilidades e limites.
- Ética e Direitos Humanos em Psicologia: desafios e potencialidades à formação.
- Comunicação inclusiva (oficina).
- Redução de danos (oficina).
- Documentos escritos produzidos em Psicologia decorrentes de Avaliação Psicológica (oficina).
- Contribuições do núcleo de Psicologia e Educação da Subsede Metropolitana para a implementação da Lei 13.935/2019 (oficina).
- Psicologia Clínica: um olhar sobre esse campo de atuação da/o psicóloga/o.
- Documentos escritos (oficina).
- Violências contra psicólogas na prática profissional (oficina).

Entre os destaques do evento, também estiveram a realização do “Germinário Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências”, que tomou a tarde de sábado (12/11), o lançamento do site oficial do Sistema Conselhos de Psicologia pela implementação da Lei 13.935, que garante profissionais de Serviço Social e Psicologia nas escolas, ocorrido na segunda-feira (13/11) e a entrega do Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia, encerrando o congresso na terça-feira (14/11).

Esta edição contou com o aplicativo 6º CBP, que pôde ser baixado gratuitamente no celular e que contém toda a programação do congresso, tornando a informação sobre dias e horários das mesas e debates de fácil acesso. O evento também garantiu acessibilidade por meio de intérpretes de LIBRAS e de elevadores.

Acesse a cobertura completa do 6º CBP nos canais oficiais:

CFP
Site
Twitter
Instagram
Canal do YouTube
Flickr

6º CBP
Instagram

Fotos: divulgação CFP e CRP SP.

#PraTodosVeremFotografia retangular e horizontal. Talita Fabiano de Carvalho, presidenta do CRP SP, fala ao microfone, em pé, lendo um papel, no palco da cerimônia de abertura do 6º CBP. Mulher branca de cabelos longos e dourados, ela usa casaco, saia e sandálias pretas e camiseta branca. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Maria Aparecida Bento está sentada em uma poltrona branca, no palco da cerimônia de abertura do 6º CBP, segurando um microfone. Mulher negra de cabelos curtos, ela usa óculos de armação clara e veste um macacão com estampas em preto e branco. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Ângela Soligo fala em um púlpito transparente, no palco da cerimônia de abertura do 6º CBP. Mulher branca de cabelos curtos e louros, ela usa casaco cor-de-rosa sobre vestido preto, reto, além de óculos de armação clara e sapatilhas prateadas. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Integrantes da ANPSINEP seguram cartazes no lançamento de sua campanha anual, "Democracia e Saúde Mental sem Racismo: Queremos Bem Viver”, no palco da cerimônia de encerramento do 6º CBP. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Três mulheres brancas e uma mulher negra estão em pé, a mulher negra fala ao microfone; à frente, duas mulheres negras estão sentadas. Atrás das seis, banner grande no qual se lê “Germinário Mulheres, Psicologia e Enfrentamento das Violências”. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Sala de porcelanato claro e muitas janelas, 19 pessoas negras, sorridentes, com crachás do 6º CBP, estão abraçadas numa fileira em pé e em outra agachadas. Diante delas, bonecos de pano negros sobre tecidos estampados e junto a impressões. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Sala de porcelanato claro, janelas e lousa verde ao fundo. Três mulheres com crachás do 6º CBP estão sentadas em cadeiras universitárias e diante de um banner no qual se lê “Psicologia e Serviço Social na Educação Básica”. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Atrás de uma mesa, pessoas, em um grande grupo, seguram um material impresso em cuja capa azul se lê “Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira: O FENPB e suas histórias”, em letras brancas. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Mulheres folheiam obras em um estande, atrás do balcão, homens abrem caixas de papelão. (Fim da descrição).

Fotografia retangular e horizontal. Sala de porcelanato claro, sobre ele, dois tapetes cor-de-rosa na diagonal. Em primeiro plano, duas mulheres brincam com peças de montar sobre um dos tapetes, cercadas de almofadas amarelas e cor-de-rosa. (Fim da descrição).