Notícias


Alerta para a categoria: tentativa de golpe por telefone em nome do CRP SP


Publicado em: 6 de abril de 2023

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo alerta sobre tentativas de golpe, por telefone, cometidas contra psicólogas/os nas últimas semanas. O golpe consiste em uma cobrança indevida tem sido feita por telefonemas em nome de supostas funcionárias/os do CRP SP e do 2º Cartório de Notas de São Paulo, com ameaça de suspensão do registro profissional.

O CRP SP informa que NÃO REALIZA TELEFONEMAS PARA COBRANÇA DE ANUIDADE. Essa não é a forma de comunicação institucional com as/os psicólogas/os.

O procedimento de cobrança de anuidade é realizado conforme o que foi estabelecido pela Lei n.º 12.514/2011, cabendo às/aos psicólogas/os registradas/os, assim como às pessoas jurídicas inscritas, a responsabilidade de pagarem a anuidade via emissão de boletos. Os boletos são emitidos exclusivamente via serviços on-line do CRP SP ou via site (leia atentamente nossas informações!). Nos casos de boletos e dívidas referentes a anos anteriores, a/o profissional registrada/o receberá, em seu endereço cadastrado, o aviso de débito das anuidades pendentes.

Fiquem atentas/os também a possíveis golpes realizados pelo WhatsApp. Não caiam em ofertas de vagas de empregos em instituições renomadas supostamente enviadas pelo CRP SP ou pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os golpistas induzem as/os interessadas/os na vaga a realizarem pagamentos de débitos que não existem, a partir de imagens grosseiramente adulteradas do Cadastro Nacional de Psicólogas/os.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CRP SP por meio de nossos canais oficiais.


Termos relevantes
ANUIDADE Alerta de Golpe