Notícias


CRP SP Na Mídia: Você sabe o que é o Programa de Redução de Danos? Matéria para o Canal UOL - ECOA


Publicado em: 13 de abril de 2023

#CRPSPNaMidia O Programa de Redução de Danos é uma diretriz internacional pautada pelos Direitos Humanos, que une iniciativas ambulatoriais e clínicas, na rede pública ou privada, com o objetivo de acolher e orientar quem busca reduzir o uso de drogas (lícitas ou ilícitas) ou progredir para a abstinência. A redução de danos também inclui conscientização e orientação para o sexo seguro, visando à redução da transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e AIDS, e de potencias ricos causadas por práticas diversas.

A psicóloga (CRP 06/86192) redutora de danos, Annie Louise Saboya Prado, a Gigi, conselheira presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), explica que essa abordagem propõe um olhar humanizado e que leva em consideração o contexto e histórico de vida das pessoas: “Muitas vezes o uso começa com uma automedicação, para desinibir ou se inserir em um grupo, mas acaba perdendo o controle e vira problemático. A Redução de Danos é uma prevenção para que isso não se torne um problema maior, e não uma apologia a estes comportamentos”, contextualiza. Gigi também integra o grupo de estudos, pesquisa e extensão UNIFESP Baixada Santista Div3rso - Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos e possui experiência nas políticas do SUS e SUAS e na Psicologia Clínica.

Leia o texto na íntegra.

#ParaTodosVerem Card quadrado. Segundo plano em gradiente de lilás-claro. Em primeiro plano, ícone de um megafone e de ondas sonoras em roxo. (Fim da descrição).