Notícias


Nota de Pesar: Carlos Rodrigues Brandão


Publicado em: 11 de julho de 2023

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Carlos Rodrigues Brandão, ocorrido nesta terça-feira (11/07), na cidade de Campinas (SP). Aos 83 anos, o renomado professor e antropólogo nos deixa um legado de contribuições valiosas.

Carlos Rodrigues Brandão era reconhecido por sua forte ligação com as ideias do educador Paulo Freire, sendo amigo próximo deste. Com formação em psicologia, mestrado em antropologia e doutorado em ciências sociais, Brandão recebeu o título de professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2015.

Mesmo aposentado, Carlos Rodrigues Brandão continuava atuando como colaborador e realizou importantes estudos sobre os espaços de vida e trabalho das populações rurais tradicionais, com foco especial no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Sua dedicação e contribuição para o campo científico foram amplamente reconhecidas. Em 1998, recebeu o título de Comendador do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de ser nomeado Professor Benemérito do Centro de Memória da Unicamp (CMU). Em 2006, foi agraciado com a medalha Roquette Pinto pela Associação Brasileira de Antropologia e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades federais de Uberlândia e Goiás.

Em 2021, por ocasião do centenário de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão compartilhou sua amizade com o educador em um vídeo para o programa 'Pílulas Críticas', do Sesc. Sua conexão com Freire se deu inicialmente por meio de suas obras, e posteriormente tiveram a oportunidade de trabalhar e viajar juntos, fortalecendo ainda mais essa parceria.

A partida de Carlos Rodrigues Brandão deixa um vazio imensurável na comunidade acadêmica e na área de antropologia. Seu legado e suas contribuições continuarão a inspirar gerações futuras.

Nossos sentimentos e condolências aos familiares, amigos e colegas neste momento de luto.

Que sua memória seja honrada e seu trabalho perpetuado.

 

Descanse em paz, Carlos Rodrigues Brandão.

#PraTodosVerem Retrato em preto e branco de Carlos Rodrigues. Ele é um homem de pele branca, calvo, com barba branca. Ele está falando e gesticulando na fotografia.