Notícias
Alerta: tentativa de golpe por telefone em nome do CRP SP
Publicado em: 10 de janeiro de 2024
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo informa sobre tentativas de golpe, por telefone e por aplicativos de mensagens, cometidas contra psicólogas e psicólogos. O golpe consiste em cobranças indevidas feitas por pessoas que se passam por funcionárias e funcionários do CRP SP, alegando a existência de dívidas de anuidade, protestos em cartório e risco de cancelamento do registro profissional. Para dar credibilidade ao golpe, as abordagens geralmente incluem tom de urgência e ameaça de negativação do nome, além de exigência de pagamento via PIX ou envio de boletos falsos por WhatsApp ou e-mail.
O CRP SP informa que atrasos no pagamento de anuidade não resultam no cancelamento imediato da inscrição, conforme estipulado pelo artigo 4º, parágrafo único da Lei n.º 12.514/2011.
Reforçamos que a notificação de débitos de anuidades pendentes é feita por carta, enviada ao endereço cadastrado da(o) profissional. Em casos excepcionais, pode haver contato por telefone ou WhatsApp, mas nunca com solicitação de pagamento imediato, nem com ameaças de cancelamento de registro.
Importante: os Conselhos Regionais de Psicologia não informam publicamente a situação financeira de psicólogas/os ou empresas inscritas.
Caso receba esse tipo de abordagem:
- Não realize nenhum pagamento;
- Não forneça dados pessoais ou profissionais;
- Registre um boletim de ocorrência;
- Entre em contato com o CRP SP pelos canais oficiais, disponíveis em https://crpsp.org, para verificar a veracidade da informação.
Orientamos que psicólogas/os compartilhem este alerta com colegas para prevenir novos casos e evitar prejuízos.
#ParaTodosVerem
Card em tons de vermelho com a imagem de um ponto de exclamação na cor branca. Letreiro: “Alerta! Tentativa de golpe por telefone em nome do CRP SP”. Na parte inferior a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)