Notícias


Alerta: Tentativa de golpe por telefone em nome do CRP SP


Publicado em: 10 de janeiro de 2024

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo informa sobre tentativas de golpe, por telefone, cometidas contra psicólogas e psicólogos nas últimas semanas. O golpe consiste em cobrança indevida feita em nome de supostas funcionárias e funcionários do CRP SP, com alerta sobre cancelamento do registro profissional, supostos protestos em cartório e/ou solicitação de pagamento via PIX.

O CRP SP informa que NÃO UTILIZA PIX COMO MEIO DE PAGAMENTO de qualquer taxa da autarquia. Salientamos também que ATRASOS NO  PAGAMENTO DE ANUIDADE NÃO RESULTAM NO CANCELAMENTO IMEDIATO DA INSCRIÇÃO, conforme estipulado pela Lei n.º 12.514/2011, art. 4º, parágrafo único. 

Como prática de suas cobranças, o CRP SP notifica débitos de anuidades pendentes, referentes a anos anteriores, por meio de envio de carta às profissional e aos profissionais devedores em seus endereços cadastrados. 

Em casos excepcionais, também poderá ocorrer contato por telefone ou WhatsApp, mas nunca solicitando pagamento imediato de qualquer valor e/ou por meio de PIX ou sob ameaça de cancelamento de registro.

Por fim, reforçamos que os Conselhos Regionais de Psicologia não informam publicamente a situação financeira de psicólogas, psicólogos e empresas inscritas. Desconfie de abordagens fáceis e imediatistas!

Caso tenha recebido mensagem suspeita, indicamos que registre boletim de ocorrência.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CRP SP por meio de nossos canais.

 

#ParaTodosVerem

Card em tons de vermelho com a imagem de um ponto de exclamação na cor branca. Letreiro: “Alerta! Tentativa de golpe por telefone em nome do CRP SP”. Na parte inferior a logomarca do CRP SP. (fim da descrição)