Notícias


08 de Outubro, Dia da Psicologia Latino-americana


Publicado em: 6 de outubro de 2023

Hoje celebramos a Psicologia na América Latina, lembrando da relevância histórica da morte de Che Guevara, símbolo da luta pela autonomia e unidade da região. Para a comunidade de psicólogas e psicólogos latino-americanos, a data ganha também um significado simbólico importante, ocasião em que  acontece a assembleia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), reunindo profissionais da região.

Também nos lembra da intenção e necessidade de as práticas das psicólogas e dos psicólogos estarem alinhadas com os valores e objetivos que servem à nossa comunidade. Isso nos leva a refletir sobre nossa história como um povo colonizado, sofrendo inúmeras adversidades, mas também expressando resistência e luta pela liberdade.

A ULAPSI representa um esforço significativo para unir científica, profissional e academicamente as organizações de Psicologia na América Latina, formando uma rede coesa comprometida com as lutas sociais, populares e democráticas.

Essa tendência de integração e fortalecimento tem como base o empoderamento de um continente cuja história comum inclui a colonização e a exploração de suas riquezas. Essas cicatrizes profundas ainda ecoam nas relações e subjetividades dos indivíduos até hoje.

Nesse contexto, a construção de uma Psicologia latino-americana se torna essencial, uma que reexamine criticamente seu conhecimento, incorporando as áreas históricas, culturais, políticas, econômicas e sociais na formação das subjetividades latino-americanas. Isso requer, desde o início, um posicionamento político e crítico da Psicologia, com o compromisso de promover a transformação social como seu horizonte de atuação.

Mesmo diante dos desafios que surgem na busca pela integração, incluindo as diferenças entre os países, suas diversas culturas e os interesses geopolíticos, a importância da Psicologia latino-americana na defesa da pluralidade, fortalecimento da democracia e transformação social não pode ser subestimada.

A Psicologia deve adotar uma abordagem ampla e comprometida com a resolução dos problemas sociais e com a realização dos sonhos de um povo por justiça social e uma vida digna.

Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia.