Notícias


CRP SP e LIEPPE/USP promovem debate sobre pessoas trans e suas vivências no âmbito da Psicologia


Publicado em: 14 de julho de 2023

O CRP SP, em parceria com o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP (LIEPPE/USP), realizou, no dia 14 de julho (sexta-feira), o evento “Viagens Trans(Gênero) Abordagens Psicológicas, Médicas e Legais e Vivenciais Interseccionais  no auditório da sede do Conselho. O psicólogo conselheiro Carú de Paula Seabra Moreira Ribeiro (CRP 06/136173) iniciou o evento com uma fala sobre a importância da realização dessa conversa, tanto para a Psicologia quanto para a sociedade, e chamou as convidadas, a professora pesquisadora portuguesa Liliana Rodrigues e a coordenadora do LIEPPE/USP, Marilene Proença, para se juntarem a essa discussão. 

Liliana mediou a conversa, e os principais temas discutidos foram as preocupações da Psicologia em torno da (des)patologização das identidades trans (como tem sido este percurso ao longo do tempo) e a possibilidade de vivenciarmos as narrativas destas pessoas numa perspectiva interseccional, ou seja, considerando os diferentes sistemas de opressão que atuam sobre os corpos trans e que resultam em vivências muito particulares. Também falou sobre os principais pontos de atenção para atuação de psicólogas, psicólogos e psicólogues no atendimento a pessoas trans.

O ato se encerrou com uma rodada de perguntas em que se discutiu sobre o envelhecimento de pessoas trans, o contexto escolar e a infância, homens trans e as pautas feministas que ajudam a dar visibilidade para essas questões.

Acompanhe a transmissão ao vivo pelo canal do CRP SP no YouTube.

Esperamos você nos nossos próximos eventos!

 

#ParaTodosVerem

Card quadrado, fundo com grafismos em tons de roxo. Na lateral superior esquerda, o símbolo da Psicologia representado por ilustração em branco e roxo. Na lateral direita, três fotografias dos participantes do seminário no auditório do CRP SP. (fim da descrição)


Termos relevantes
psicologia Orgulho LGBTQIAP+