Notícias


Intensas atividades e encontros marcaram a semana do orgulho LGBTQIAPN+ em São Paulo


Publicado em: 15 de junho de 2023

O último feriado prolongado e fim de semana foram de intensas mobilizações atreladas à 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Conselheiras e conselheiros, colaboradoras e colaboradores e Comissões Gestoras estiveram presentes nas atividades do calendário da parada, com representantes vindos dos territórios e também com participações do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Deste modo, afirmando a Psicologia como Ciência e profissão implicada na eliminação das instâncias geradoras de sofrimento e opressão na vida das pessoas.

Acompanhe, abaixo, como foi a agenda das articulações!

Véspera das ações
As ações tiveram aquecimento na quarta-feira (07/06), com o lançamento do manifesto “Não há cura para quem não está doente”, em defesa da diversidade e das muitas formas de ser e estar no mundo, lançado nos canais do CRP SP. Mensagem replicada nas camisetas e materiais visuais, como panfletos, banners e faixas, que marcaram a presença do CRP SP e CFP nas atividades da parada ao longo da semana.

 

Dia #1 - 22ª Feira da Cultura e Diversidade LGBT+
FOTOS 1, 2 E 3
Na quinta-feira (08/06), CRP SP e CFP compartilharam estande com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na 22ª Feira da Cultura e Diversidade LGBT+, realizada no Memorial da América Latina. Com entrada aberta ao público, a Feira reuniu entidades, lideranças políticas, personalidades e artistas envolvidos com a pauta LGBTQIAPN+.
 
Pelo estande do Sistema Conselhos de Psicologia, passaram representantes de diversas entidades, tais como Thais Campos e Pam, presidenta e assistente social da Associação Brasileira Intersexo (ABRAI); Keila Simpon, presidenta da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA); Dimitri Sales, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE); Regina Facchini, pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (UNICAMP); Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; deputado estadual Guilherme Cortez; Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+; Léo Àquilla, coordenadora municipal da diversidade, entre outras presenças.

As conselheiras, conselheiros e demais representantes do CRP SP e CFP estiveram conversando com o público ao longo dia, divulgando as resoluções do Sistema Conselhos de Psicologia e os materiais de orientação sobre os assuntos relacionados às pessoas LGBTQIAPN+, principalmente àqueles voltadas ao atendimento psicológico a esta população. Também foi momento de coleta de dados das psicólogas e dos psicólogos, bem como de entidades e lideranças da pauta, para fortalecimento das redes de mobilização. A conselheira coordenadora da Comissão de Comunicação (ComCom) do CRP SP, Ana Tereza da Silva Marques, acompanhou as atividades oferecendo linguagem de LIBRAS ao público que circulava pelo estande. Imprensa e canais de comunicação também foram atendidos no espaço, com gravação de entrevistas e podcasts.

No começo da tarde, a conselheira vice-presidenta do CFP Ivani Oliveira e a presidenta da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/SBC, Juliana Alves de Oliveira, organizaram a roda de conversa “O direito de existir”, provocando sobre o que psicólogas e psicólogos e advogadas e advogados podem fazer pelos direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Ao final da tarde, as conselheiras vice-presidenta e presidenta do CRP SP, Maria da Glória Calado e Talita F. de Carvalho, encontraram o ministro dos Direitos Humanos Sílvio Almeida, convidando-o a conhecer o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.

 

Dia #2 - “Pajubá: transformando a Gramática Política” e a Marcha Trans
FOTOS 4 E 5
No segundo dia de articulações (09/06), o conselheiro subcoordenador da Comissão de Comunicação (ComCom) e coordenador da Subsede Grande ABC, Davi Ruivo, esteve na mesa “Pajubá: transformando a Gramática Política”, ao lado da conselheira do CFP Alessandra Almeida e da presidenta da ANTRA e da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) Keila Simpon. O encontro trouxe reflexões sobre a gramática política a partir das construções da linguagem e dos acúmulos históricos do vocabulário Pajubá como estratégia potente de resistência e criação. Na ocasião, o conselheiro Davi Ruivo entregou, simbolicamente, a carta com o manifesto do CRP SP e CFP pelo orgulho LGBTQIAPN+, documento distribuído às entidades ao longo das atividades da semana: “Nos disponibilizamos para o diálogo e a construção coletiva, no sentido de ampliarmos e capilarizarmos as redes de atuação”, contextualizou Davi.
 
Presente na plateia, o conselheiro tesoureiro do CRP SP Eduardo Pedroso fez a sua contribuição ao debate: “Psicologia e Pajubá são sistemas de comunicação em que as pessoas transmitem ideias, valores e afetos. Precisamos aprofundar este diálogo sobre linguagem para além dos conceitos teóricos e acadêmicos, aprofundar a linguagem como cultura e transformação social”. O evento ocorreu na Ação Educativa, associação sem fins lucrativos voltada à educação, cultura e juventude na perspectiva dos Direitos Humanos. Ao término da mesa, uma imensa bandeira LGBTQIAPN+ foi estendida na fachada do prédio da Ação Educativa, no centro da cidade de São Paulo.

À tarde, CRP SP e CFP partiram para o Largo do Arouche para acompanharem a 6ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo, divulgando o Prêmio João W. Nery: “Práticas de Promoção de Cuidado, Respeito e Dignidade das Pessoas Trans”, do CFP. Também oportunizando momento de encontro com lideranças, entre elas a deputada federal Eika Hilton e a vereadora Carolina Iara.

 

Dia #3 – Encontro dos Organizadores de Parada e Caminhada Lés-Bi
FOTOS 6 E 7
No sábado (10/06) pela manhã, a conselheira presidenta do CRP SP Talita F. de Carvalho e o conselheiro do CFP Gabriel Figueiredo participaram do Encontro de Organizadores de Paradas na mesa “Rede de Proteção às Paradas LGBT+”. A mesa foi mediada por Filipa Brunelli, vereadora de Araraquara, e composta também por Heloísa Alves, presidenta da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP; Anna Trotta Yaryd, promotora de Justiça de Direitos Humanos no Ministério Público do Estado de São Paulo e Maria Hermínia Tavares, cientista política e membra da Comissão Arns de Defesa dos Direitos Humanos. Para além das articulações táticas do Sistema Conselhos de Psicologia nas paradas de todo o país, a conselheira Talita F. de Carvalho reforçou o papel dos conselhos como órgãos consultivos para criação de Políticas Públicas e a Psicologia como Ciência e prática, por seu compromisso ético, livres das opressões de gênero e discriminações.

O encontro teve início com saudações e reforço da importância das paradas em vídeo protagonizado pelo vice-presidente do país, Geraldo Alckmin e encerrou com a distribuição do livro Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs, do CFP.

À tarde, as representantes e os representantes do CRP SP e CFP atuaram na 20ª Caminhada das Mulheres Lésbicas e Bissexuais Cis e Trans de São Paulo, que percorreu o trajeto entre o MASP, na Avenida Paulista, e o Ferro’s Bar, no Centro da cidade, espaço histórico de resistência e encontro de mulheres lésbicas e bissexuais nos períodos da Ditadura Cívico-Militar. A membra da Comissão Gestora da Subsede São José do Rio Preto, Ana Carolina Ferreira Barbosa, a Carol, representou o CRP SP no carro de som da marcha, contextualizando o mote do Conselho: “Não há cura para quem não está doente! Qualquer psicóloga ou psicólogo que faça uma atuação diferente disso, denuncie! Não há Psicologia excludente!” . A conselheira do CFP Alessandra Almeida também fez a sua fala ao lado de Carol afirmando uma Psicologia decolonial e para todas as mulheres.

No ato, a conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP SP, Ione Aparecida Xavier, encontrou a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat. O conselheiro tesoureiro Eduardo Pedroso e a conselheira presidenta Talita F. de Carvalho dialogaram com Paulo Iotti, advogado, ativista e um dos responsáveis pela criminalização da homofobia no Brasil.

 

Dia #4 – Balanço interno e a  27ª Parada do Orgulho LGBT+
FOTOS 8 E 9
No domingo (11/06), dia do grande ato na Avenida Paulita e encerramento das atividades, as representantes e os representantes do CRP SP e CFP tiveram uma manhã para balanço interno, compartilhamento os resultados alcançados e alinhamentos para as próximas estratégicas de ação dentro da pauta da diversidade. Em seguida, rumaram para a 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, um dos maiores eventos dedicados a defesa da diversidade sexual e de gênero no mundo, que, nesta edição, aconteceu sob o lema "Políticas Sociais para LGBT+: Queremos por inteiro e não pela metade!", ocupando a Avenida Paulista, epicentro da cidade de São Paulo. A tarde foi de celebrações pelo direito à livre manifestação das identidades e subjetividades, com encontro entre representantes e entidades, aqui ressaltando o diálogo com lideranças indígenas feministas.

Para além das representações pelo CRP SP e CFP acima citadas, também estiveram atuando nas atividades a conselheira secretária Marta Eliane de Lima; a conselheira subcoordenadora da Comissão de Direitos Humanos (CDH) Fabiana Macena Luiz; a conselheira coordenadora da Subsede Metropolitana Camila Prandini Prandini; a conselheira Luciane de Almeida Jabur; o membro da Comissão Gestora da Subsede Bauru Marcos Roberto Corse; o colaborador da Subsede Ribeirão Preto Dário Teófilo; o colaborador da Subsede Sorocaba Tom Rodrigues; o colaborador da Subsede Assis Fernando Silva Teixeira Filho; o colaborador da Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte Tiago Marques e o colaborador da Subsede Grande ABC Antonio de Sousa e Silva.

 

#ParaTodosVerem 

FOTO 1 – Foto em plano americano do Ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, ao lado das conselheiras do CRP São Paulo Maria da Glória Calado e Talita F. de Carvalho. As conselheiras vestem a camiseta lilás da mobilização com os dizeres “Não há cura para quem não está doente”. (fim da descrição).

FOTO 2 – Foto em contra ângulo da roda de conversa com a conselheira Ivani de Oliveira, do CFP, e convidada da Ordem dos Advogados. Elas estão sentadas e respondem a perguntas do público presente. Ao lado delas, banner lilás com os dizeres “Não há cura para quem não está doente”. (fim da descrição).

FOTO 3 – Foto horizontal das representações do CRP São Paulo e CFP que estiveram presentes no estande na 22ª Feira da Cultura e Diversidade LGBT+. Elas estão de punhos erguidos, sorrindo, e utilizando a camiseta de cor lilás com os dizeres “Não há cura para quem não está doente”. (fim da descrição).

FOTO 4 – Foto da presidenta da ANTRA Keila Simpon, conselheiro do CRP São Paulo Davi Ruivo e conselheira do CFP em mesa no evento “Pajubá: transformando a Gramática Política”. Elas e ele estão sentados, em um palco e falam ao microfone. Davi usa a camiseta de cor lilás com os dizeres “Não há cura para quem não está doente”. (fim da descrição).

FOTO 5 – Representantes do CRP São Paulo, com a camiseta de cor lilás com os dizeres “Não há cura para quem não está doente”, posam ao lado do banner com a mesma mensagem e também com a presença da vereadora Carolina Iara. Elas e eles estão na Marcha do Orgulho Trans, na rua (fim da descrição).

FOTO 6 – Foto do conselheiro do CFP Gabriel Figueiredo com a conselheira presidenta do CRP São Paulo talita F. De Carvalho. Ela e ele estão sentados em poltronas, com painel de fundo em que se lê  “Encontro de Organizadores de Paradas na mesa”, com uma bandeira LGBTQIAPN+ cobrindo uma pequena mesa de apoio. Talita fala ao microfone. (fim da descrição).

FOTO 7 – Foto da conselheira presidenta do CRP São Paulo Talita F. de Carvalho com a conselheira do CFP Alessandra de Almeida e a membra da Comissão Gestora da Subsede Sçao José do Rio Preto, Ana Carolina Ferreira de Barbosa. Elas estão em cima do caminhão da 20ª Caminhada das Mulheres Lésbicas Bissexuais Cis e Trans, usam a camiseta “Não há cura para quem não está doente” e seguram banner com a mesma mensagem. Ana Carolina fala ao microfone. (fim da descrição).

FOTO 8 – Representantes do CRP São Paulo estão sentados em um semi-círculo, em um jardim. Elas e eles seguram a bandeira LGBTQIAPN+ e sorriem para a câmera. Estão participando da roda de conversa interna para balanço das atividades. (fim da descrição).

FOTO 9 – Representantes do CRP São Paulo estão em meio à 27ª Parada LGBT+, na Avenida Paulista. Seguram a bandeira LGBTQIAPN+ e sorriem para a câmera. (fim da descrição).