Notícias


CRP SP lamenta o falecimento da psicóloga Maria Dalva Silva Pagotto


Publicado em: 23 de outubro de 2023

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo informa, com pesar, o falecimento da psicóloga (CRP 06/1204) Maria Dalva Silva Pagotto, na madrugada desse domingo (22), aos 75 anos de idade. O CRP SP lamenta o ocorrido e reconhece suas importantes contribuições à Psicologia brasileira. 

Maria Dalva era natural de Mendonça, cidade localizada na região metropolitana de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A inspiração para a carreira de psicóloga e educadora veio da própria família. Sua mãe, Maria Luiza de Oliveira Silva, foi uma das primeiras mulheres a ocupar o cargo de direção em uma escola pública no noroeste do estado.

Em 1972, formou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Aprimou os estudos na área de Educação, especificamente na formação de professoras e professores, ao concluir o mestrado na Universidade Federal São Carlos (UFScar) e o doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

A primeira experiência como docente no Ensino Superior foi na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em 1978. Na sequência, lecionou durante sete anos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Já em 1989, Maria Dalva ingressou no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde construiu sua carreira como professora nos cursos de Licenciatura. Também atuou como administradora e se tornou a primeira mulher a dirigir o Instituto.

Após o término da sua gestão, foi convidada para ser a Secretária-Geral da Unesp, função que exerceu por dois mandatos. Além disso, Maria Dalva foi diretora científica e diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto (Faperp).

A psicóloga nos deixa, mas fica a lembrança de uma pessoa que dedicou sua vida profissional para a formação de novas educadoras e educadores, e para termos uma educação pública, gratuita e de qualidade.

 Maria Dalva Silva Pagotto, presente!

 

Esta nota foi elaborada com a contribuição de Raul Aragão Martins, Professor Associado do Departamento de Educação do Ibilce/Unesp.

 

#ParaTodosVerem

Fotografia em formato quadrado, preto e branco, uma mulher de cabelo curto, escuro, olhando para a câmera e sorrindo. (fim da descrição)


Termos relevantes
nota de pesar psicologia luto