Notícias


Escolas de São Paulo possuem uma profissional de Psicologia para cada 6.300 estudantes


Publicado em: 25 de outubro de 2023

#CRPSPNaMidia O trágico episódio de violência em ambiente escolar ocorrido nesta segunda-feira (23/10), em Sapopemba, deflagra algo já estabelecido pelo Sistema Conselhos de Psicologia e Conselhos Regionais de Serviço Social: a urgente necessidade da aplicação efetiva da Lei Federal 13.935/2019 nos municípios e no Estado de São Paulo.

A lei garante a presença permanente de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais nas escolas, para uma atuação contínua e em rede, envolvendo toda a comunidade escolar: estudantes, familiares, redes de cuidado, educadoras e educadores, trabalhadoras e trabalhadores, CAPS e demais entidades e instituições participantes e constituintes daquela comunidade.

Abordando este viés e reforçando as muitas violências que podem atravessar o ambiente escolar, como a violência sexual, o racismo, a LGBTQIA+fobia, o capacitismo etc, a psicóloga (CRP 06/31093) e conselheira do CRP SP, Valeria Campinas Braunstein, participou de matéria para a Folha de S. Paulo.

"Os problemas de convivência escolar são fruto de uma série de problemas estruturais. Assim como só a escola não dá conta de resolver todos eles, a psicóloga também não dá. O trabalho em conjunto com a assistência social é muito mais efetivo para dar encaminhamento, por exemplo, para situações de violência doméstica, sexual, abandono", contextualizou Valéria.

Com mais de três décadas de experiência nas áreas clínica e escolar, Valéria também apontou a insuficiência na quantidade de profissionais de Psicologia contratados pelo programa “Psicólogos na Escola” do governo estadual: 550 profissionais para atender a 3.600 unidades escolares.

"É impossível para qualquer profissional, por mais qualificado que seja, conseguir fazer um bom trabalho com esse número excessivo de estudantes. São muitas demandas, muitas situações dentro da escola para essa quantidade de psicólogas dar conta”, explicou. "A psicóloga precisa entender a dinâmica e necessidade de cada escola. Ela não vai chegar e propor soluções imediatas, ela precisa identificar como atuar em cada local para fazer um trabalho efetivo", finalizou a conselheira.

Acesse a matéria completa aqui.

 

#ParaTodosVerem

Card fundo branco com leve degradê liliás. Ao centro, a ilustração de um megafone traçado em roxo. (fim da descrição)