Notícias


Seminário Estadual do CRP SP debate os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Publicado em: 18 de dezembro de 2023

Encontro reuniu entidades, especialistas, profissionais e estudantes de Psicologia e áreas afins em um dia intenso de atividades e encaminhamentos voltados ao compromisso ético da Psicologia

 

Um marco histórico na busca por igualdade, justiça e equidade para todas as pessoas. São 75 anos desde que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi promulgada e seus 30 artigos servem de referência em defesa dos direitos universais e de base na construção de um mundo mais igualitário e inclusivo.

Por ser a representação de uma categoria de profissionais comprometidas com a dignidade humana e com os princípios éticos que permitem a prática da Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, organizou, no último dia 09 de dezembro - véspera do aniversário da Declaração -, o "Seminário Estadual - Psicologia e Sociedade: 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos". 

Acompanhe a transmissão do encontro no canal do CRP SP no YouTube: manhã e tarde.

O evento foi realizado na Universidade de São Caetano do Sul (USCS), na região metropolitana de São Paulo, com rodas de conversa pela manhã e 12 mesas temáticas de debate à tarde. Ao todo, estiveram presentes representantes de sete entidades da área da Saúde e Educação, além de especialistas de diferentes áreas, profissionais e estudantes de Psicologia. A proposta foi promover um espaço de trocas e de reflexão para analisar a conjuntura atual e reafirmar o compromisso de psicólogas e psicólogos com os direitos e com a saúde mental da população brasileira.

Em sua fala de abertura do encontro, o conselheiro ouvidor do CRP SP, Davi Rodriguez Ruivo Fernandes (CRP 06/118838), lembrou que o respeito existe para todas as pessoas e que é justamente na singularidade de cada um que nos tornamos plurais. Faz parte da presença e do sentido, que deve ser maior do que os próprios indivíduos nas suas sujeições à uma sociedade que por diversas vezes não nos quer existindo.

"Somos um país preto, somos um país de mulheres, somos um país que precisa discutir os direitos LGBTQIA+. Porque muito maior do que a sigla, é o sofrimento das pessoas. Não é fácil estarmos em espaços nos quais esses direitos são aviltados. Estar aqui é resistência. Pela nossa cor de pele, pelo nosso gênero, pela nossa coragem. Nós viemos de Políticas Públicas. Somos uma existência que, nesse país, ainda precisa da resistência. Resistir também é verbo e vocês estão aqui pra conjugar isso", pontuou.

A conselheira presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), como representante das quase 150 mil psicólogas e psicólogos inscritas no Conselho, cedeu a palavra à conselheira Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032), a primeira mulher com surdez profunda a ocupar o cargo de vice-presidência no CRP SP. "Neste dia e neste momento, que falamos da diferença que constrói o compromisso social e ético da Psicologia, nada melhor do a Ana vir falar, e não eu".

Após agradecer a participação e o empenho de todas as pessoas pela construção desse espaço seguro e de diálogo para todas as identidades, a conselheira vice-presidenta lembrou que se trata de um ambiente também de responsabilidade compartilhada. "É muito importante a gente refletir isso, porque Direitos Humanos não é só responsabilidade das instituições, é uma responsabilidade de todas as pessoas e da sociedade. Então vamos caminhar juntas e juntos", convocou Ana.

A mesa também foi composta por Adriana Eiko Matsumoto (CRP 06/66765), da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Fabiana Macena Luiz (CRP 06/148611), conselheira membra das Comissão de Direitos Humanos (CDH) e da Comissão Gestora da Subsede Metropolitana do CRP SP, Irani Tomiatto (CRP 06/2336), da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Maria da Conceição Menezes do Carmo (CRP 06/63191), da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP), Rodrigo Toledo (CRP 06/90143), da Associação Brasileira de Psicologia Escolar (ABRAPEE), Rebeca de Cássia Daneluci (CRP 06/86050), da Universidade de São Caetano do Sul, e Marcella Milano (CRP 06/114326), do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (Sinpsi).

 

Análises e rodas de conversas

Na sequência, a atual presidenta da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRP SP, a conselheira Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445), juntamente com a psicóloga Adriana Eiko Matsumoto, trataram sobre a "Conjuntura de Direitos Humanos e Saúde Mental: Global – Latina - Brasil". Na pauta, as articulações para uma Psicologia implicada nos Direitos Humanos, que precisa ser discutida, reposicionada e potencializada.

Isso porque as psicólogas e psicólogos enfrentam um grande desafio de “resgatar espaços, ações e intervenções que contribuam para processos de restituição da humanidade, que vem sendo retirada exatamente porque faz parte de uma lógica estrutural de dominação”, detalha a psicóloga e pesquisadora Adriana. Ela também reforça que estamos vivendo um momento de regressividade na forma política, que opera a partir da necropolítica e da intensificação da desumanização de grupos humanos.

Ao citar diferentes referências históricas para ajudar a pensar a concepção de humano e de direitos, como a Carta de Mandinga ou os Dez Princípios de Bandung, Adriana falou sobre a compreensão da diversidade compondo inclusive a lógica de direitos. “Se estamos vivenciando um processo de constituição de subjetividades fascistas, qual a ferramenta que a Psicologia pode operar nesse enfrentamento? Como o constituir subjetividades insurgentes?", indaga.

Corroborando com os apontamentos, a conselheira Ione Xavier destacou que a Psicologia precisa estar atenta: “Penso que estamos aqui hoje porque acreditamos que podemos fazer esse enfrentamento como a Adriana nos pede. É importante propor encaminhamentos para o nosso futuro enquanto psicólogas e psicólogos. Precisamos nos deslocar de onde estamos, e tentar trazer minimamente um novo conceito do que é os Direitos Humanos nesse país, nesse Estado.”

Após a apresentação, ainda na parte da manhã, as pessoas convidadas se dividiram em 12 salas diferentes da USCS para participar de rodas temáticas sobre Assistência Social e Saúde, Clínica e Psicoterapias, Psicologia em situações de crise, Formação e Tendências em Psicologia (problematização da patologização e diagnostico compulsório), Avaliação Psicológica e Documentos Escritos, Justiça e Sociedade, Álcool Drogas e Medicalização da Vida e Psicologia Social e envelhecimento, entre outros assuntos pertinentes ao exercício da profissão.

Na parte da tarde, a programação teve relatorias das rodas temáticas, conduzidas pelas psicólogas membras da Subsede Grande ABC Maria da Penha Tamburu Ivanchuk (CRP 06/46649) e Marília Rangel Machado (CRP 06/125114). Por fim, as conselheiras Ana Tereza da Silva Marques, Ione Aparecida Xavier e o conselheiro Davi Rodriguez Ruivo Fernandes compuseram a última mesa do dia e falaram sobre as principais demandas que envolvem os Direitos Humanos na atualidade.

 

#ParaTodosVerem
Foto 1 – Fotografia de participantes da mesa de abertura do evento. Todos estão sentados, alguns olham para baixo e outros olham para a Presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho que está falando. Ao fundo, a tela de projeção mostra um slide. Na frente da mesa bandeira do Conselho Regional de Psicologia SP. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 2 – Fotografia de participantes de uma das rodas de conversa do seminário. Todas estão sentadas em roda, observando uma delas falar. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 3 – Fotografia de participantes de uma das rodas de conversa do seminário. Todas estão sentadas em roda, observando uma delas falar. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 4 – Fotografia de participantes de uma mesa no seminário. O conselheiro Davi Ruivo e a Conselheira Ione Xavier olham para a Vice presidenta do CRP SP, Ana Tereza Marques, que fala ao microfone. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 5 – Fotografia de participantes de uma mesa no seminário. Alguns olham para baixo e outros olham para uma mulher que está falando ao microfone. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 6 – Fotografia de participantes da mesa 01, sobre Assistência Social e Saúde, no seminário. Alguns olham para a plateia e outros olham para uma mulher que está falando no microfone em cima de um púlpito. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 7 – Fotografia de participantes da Mesa de Abertura do evento. Todos estão unidos, em pé e sorriem para a câmera. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 8 – Duas participantes de uma mesa no seminário. Todos estão sentados, uma está falando e a outra observando assim como a plateia. Ao fundo, a tela de projeção mostra um slide. Na frente da mesa bandeira do Conselho Regional de Psicologia SP. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 9 – Fotografia de participantes do Seminário aplaudindo em libras. A foto mostra parte da mesa e da plateia. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)
Foto 10 – Fotografia de participantes de uma mesa no seminário. Todos estão sentados, alguns olham para a plateia e outros olham para a mulher que está falando no microfone. Na margem inferior, logo do CRP SP. (fim da descrição)