Notícias


Celebrando um ano de luta pela transformação coletiva da Psicologia


Publicado em: 22 de dezembro de 2023

Ao nos despedirmos deste ano desafiador, olhamos para trás com gratidão pela jornada compartilhada na vasta e diversificada paisagem da Psicologia. Em cada área de nossa atuação, mostramos o poder da luta coletiva, enfrentando os desafios emergentes e possibilitando transformações e aprendizado.

Nossa jornada foi marcada pelo firme compromisso com a justiça social, a saúde mental e os Direitos Humanos. Nosso mote, "Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia", ressoou em nossas ações e nos lembrou da grande importância de resgatarmos a história e celebrarmos a diversidade.

Respeitar e abraçar a diversidade é reconhecer que cada pessoa traz consigo uma riqueza única de experiências, perspectivas e identidades. Aceitar a diferença não apenas como um conceito, mas como a essência que molda nossa sociedade, é a primeira etapa para uma transformação pessoal, coletiva e genuína. 

Nossa missão vai além das consultas e diagnósticos. É um compromisso com a construção de um país mais inclusivo, onde cada pessoa (por suas características, histórias e vivências) possa ser protagonista e sentir-se valorizada e compreendida. A mudança começa por reconhecermos e abraçarmos as diferenças como a força que pode impulsionar a nossa evolução.

Implica o enfrentamento das desigualdades, do racismo, do etarismo, das violências de gênero e contra população LGBTQIA+, do capacitismo, da precarização da vida, da insegurança alimentar, das mudanças climáticas, dentre outros dispositivos e contextos estruturantes e causadoras de tanto sofrimento à população brasileira e que se apresentam nas nossas práticas cotidianas.

Neste próximo ano, reafirmamos nosso compromisso na promoção do respeito e da valorização de todas as pessoas e na defesa dos Direitos Humanos, na garantia dos direitos básicos estendidos a todas as brasileiras e brasileiros. 

Continuaremos nossa jornada coletiva, promovendo e respeitando a diferença como ferramenta que impulsiona a nossa força transformadora para trabalhar na sociedade.

Que possamos, juntas, juntes e juntos, construirmos uma Psicologia que seja verdadeiramente inclusiva e diversa.

 

Desejamos a todas, todes e todos um final de ano repleto de reflexão, renovação e conexões significativas entre as pessoas.

 

 Com carinho e compromisso,

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

 

#ParaTodosVerem
Card com foto de todos os trabalhadores e trabalhadoras do CRP SP reunidos com o sinal da Psicologia em Libras ao fundo e grafismos nas cores rosa, bege e azul. Alguns estão em pé, outros abaixados, todos sorriem e olham para a câmera. (fim da descrição)