Materiais
Jornal Psi 50 anos de CRP SP
Para conhecer as memórias e as experiências daquelas e daqueles que têm um papel fundamental na construção da Psicologia brasileira, conversamos com o primeiro psicólogo a ter registro no país, Arrigo Leonardo Angelini, um breve perfil que se tornou uma singela homenagem póstuma pelo seu falecimento dias antes de publicarmos a edição 205 do Jornal Psi.
Também entrevistamos conselheiras e conselheiros que integraram as diretorias dos plenários, em diferentes décadas, para contar sobre os episódios marcantes e as medidas decisivas para uma construção do exercício psicológico pautado no afeto, no compromisso social e na defesa incondicional dos Direitos Humanos.
Leia aqui a edição completa do Jornal Psi | 50 anos do CRP SP.
Jornal Psi: volume comemorativo de 50 anos do CRP-06
Como parte das comemorações pelos 50 anos do CRP-06, preparamos um volume comemorativo para a edição 205 do Jornal Psi, publicado em formato de livro.
Neste volume, além das matérias já publicadas na edição 205, incluímos um histórico de todos os plenários eleitos para o Conselho desde sua criação. Também entrevistamos as pessoas que participaram dessa história para refazer os caminhos do CRP SP, e revisitamos momentos importantes da luta antimanicomial nessas cinco décadas — afinal, o Conselho fez parte dessa história!
Acesse a edição digital e informe-se sobre a história de sua profissão em São Paulo. É conhecendo que a gente se entende!
Atualização da História da Psicologia em São Paulo
Outra ação importante foi a atualização da Linha do Tempo do CRP SP, um conteúdo que começa em 1800 com a Psicologia aristotélica e vai até os dias atuais, com o lançamento do Germinário: Mulheres, Psicologia e Enfrentamento às Violências.
Em um formato dinâmico, essa ferramenta traça um panorama de acontecimentos separados em três divisões: “contexto histórico”, “pensamento psicológico” e “práticas psicológicas”. Lançada em 2019, a proposta é difundir conhecimento sobre as raízes e o desenvolvimento da ciência-profissão no país e sobre o processo histórico que envolve as transformações da Psicologia brasileira.
Acesse aqui a Linha do Tempo do CRP SP.
Com a premissa de detalhar quais as estruturas do Conselho e o que isso tem a ver com a prática psicológica de cada pessoa inscrita, de modo a favorecer a aproximação com a categoria, fizemos uma breve apresentação de quais as nossas obrigações como uma autarquia pública federal, para facilitar o entendimento acerca das nossas atribuições.
Conheça os processos do CRP SP.
A efeméride dos 50 anos do CRP SP é uma data única, que representa a consolidação e o reconhecimento do papel da Psicologia paulista como profissão-ciência atuante e socialmente responsiva no respeito à diversidade humana e na garantia de direitos em saúde mental.