Notícias


10 de setembro - Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio


Publicado em: 10 de setembro de 2021

O mês de setembro é mundialmente atrelado a campanhas como o Setembro Amarelo porque, no dia dez, marca-se o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Nós do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, preocupados em dialogar com a sociedade e acolher a categoria para além da sazonalidade do período, reafirmamos a importância permanente, não apenas pontual, das atenções ao assunto.

De acordo com um estudo divulgado no Manual de Orientações para o Atendimento à Pessoa em Risco de Suicídio, realizado pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), “45% das pessoas que consumaram o suicídio, especialmente as pessoas mais idosas, estiveram em contato com serviços da Atenção Primária à Saúde no mês anterior ao ato suicida, muitas vezes com queixas clínicas diversas, vagas ou inespecíficas”.

Somado àquele dado alarmante, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em junho de 2021, que a todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que por  AIDS, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios: em média, 700 mil pessoas morrem por suicídio ao ano.

O CRP SP reafirma a necessidade de avançar o debate sobre a procura por profissionais tecnicamente capacitados e a importância de se reverterem os desmontes das políticas públicas de atenção à saúde, bem como do SUAS, e toda a desregulamentação da legislação trabalhista, previdenciária e de outras formas de precarização do trabalho e da vida associadas à austeridade econômica. Para o CRP SP, cuidar dos fatores sociais que provocam o adoecimento da população é a principal forma de reversão dos índices tão alarmantes de suicídio.

Com o objetivo de desenvolver o debate sobre o tema e fortalecer a política de prevenção ao suicídio, o Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), informa que está em andamento uma nova pesquisa sobre a atuação da Psicologia na política de prevenção ao suicídio, à autolesão e da posvenção. Se você é profissional da Psicologia e na sua prática nas políticas públicas dialoga com essa questão, dê sua contribuição para a futura referência técnica do CREPOP respondendo ao questionário on-line. Para acessar, clique aqui.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo se solidariza e se prontifica ao debate e às orientações àquelas e àqueles que se veem atravessados pela temática. A Psicologia e a prevenção ao suicídio se fazem com informação, conhecimento, cuidado, acolhimento e Direitos Humanos.

 

Referências:

Uma em cada 100 mortes ocorre por suicídio, revelam estatísticas da OMS - Organização Pan-Americana da Saúde, 2021. 

Manual de orientações para o atendimento à pessoa em risco de suicídio
- Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal, 2021. 

O Suicídio e os Desafios para a Psicologia
- Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do CFP, 2013. 

 

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card em tons de amarelo e cinza. Na parte superior, a ilustração de um calendário com o símbolo da Psicologia. No centro, dentro de um círculo, há uma imagem de um rosto de lado, sobreposto, o laço do Setembro Amarelo.


Termos relevantes
direitos humanos