Notícias


Está no ar o terceiro episódio do “Estação Psicologia”, o podcast oficial do CRP SP!


Publicado em: 8 de outubro de 2021

No programa deste mês, “Além da RAPS: Por um cuidado antimanicomial da Saúde Mental”, conversamos com Dora Martins dos Santos, representante do Fórum Permanente Intersetorial da Saúde Mental de Botucatu e militante da luta antimanicomial, e Elisa Zaneratto Rosa, psicóloga (CRP 06/58631), professora doutora em Psicologia Social e ex-presidenta do CRP SP.

O capítulo apresenta os problemas atuais de desmonte das políticas de saúde mental baseadas na Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei n.º 10.216/2001), que criou a Rede de Atenção Psicossocial, a RAPS, como modelo substitutivo ao paradigma manicomial. Um dos recentes ataques a esta importante política pública foi a tentativa de revogação, por parte do Ministério da Saúde, de 99 portarias e decretos que regulamentam a saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

Este episódio faz parte da série “Cuidado em Liberdade”, que contará com seis capítulos produzidos pela Comissão de Políticas Públicas e Direitos Humanos e pela Comissão de Comunicação do CRP SP. Em pauta, estarão temas como a população em situação de rua, luta antimanicomial, redução de danos, prevenção ao suicídio e saúde mental.

Clique aqui e acompanhe nas plataformas. 

Para garantir o acesso de todas e todos, o episódio estará disponível no canal no YouTube do CRP SP, com legenda e interpretação em Libras. Clique aqui e acesse.

Referências do quadro “Psicologia no Dia a dia”:

  1. Publicação do Conselho Federal de Psicologia, “Hospitais Psiquiátricos no Brasil: Relatório de Inspeção Nacional”;
  2. Publicação do Conselho Federal de Psicologia, “Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas”;
  3. Cartilha do CRP SP “O Tecido e O Tear” sobre a Interface entre Psicologia e Direitos Humanos.

#PraTodosVerem: Nesta publicação, há um card que contém, ao fundo, a imagem de dois pássaros saindo de uma gaiola. Sobrepondo essa imagem, há um filtro com degradê em tons de verde.