Notícias


Projeções pela Luta Antimanicomial ocupam prédio da Prefeitura em Suzano


Publicado em: 11 de março de 2022

Na quinta-feira, 10 de março, o município de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, foi a quarta cidade a receber as projeções da campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial”, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. A instalação foi montada na fachada da Prefeitura da cidade, na rua Baurel, 501, Centro.

Apesar das chuvas intensas, quem conseguiu passar pelo local, a pé ou de carro, pôde conferir frases como “Por uma saúde mental laica no Alto Tietê”, fazendo alusão à necessidade da construção de uma saúde mental por meio dos equipamentos públicos de atenção psicossocial cujas ações são dissociadas de crenças e religiões. 

O psicólogo (06/116089) Alexandre Ângelo esteve no local e falou sobre a importância da ação para simbolizar um retorno, mesmo que gradual, às atividades presenciais: “Foi um marco, um momento importante, especialmente pelo fato de ter sido usado o prédio da Prefeitura, representando o compromisso do ente público com a Luta Antimanicomial”, comentou. 

Alto Tietê e a Luta Antimanicomial 

A Subsede Alto Tietê do CRP SP é a mais nova entre as subsedes do estado de São Paulo, sua trajetória se iniciou em meados de 2019, no entanto, a defesa dos Direitos Humanos das pessoas em sofrimento mental grave é muito anterior à sua fundação e conta com atores importantes há algumas décadas.

Um deles é o Fórum de Saúde Mental do Alto Tietê, que tem contribuído de forma decisiva para denunciar a violência dos hospitais psiquiátricos e da sua versão repaginada, que são as comunidades terapêuticas, bem como para atuar na produção de uma cultura antimanicomial, com saraus, carnavais e outros encontros nos quais a loucura deixa de ser trancada, passando a circular e existir pela cidade.

Após momentos desafiadores com a pandemia de Covid-19 e a necessidade da restrição de encontros, tão caros à vida, o CRP SP encontra nas projeções a forma de reafirmar a importância dos movimentos sociais de defesa dos direitos das/os usuárias/os, dos serviços que substituem os hospitais psiquiátricos e das novas tecnologias que assistem pacientes e familiares, garantindo seu protagonismo. Coloca ainda a importância da continuidade do diálogo com a categoria e com a sociedade, resistindo aos desmontes e retrocessos em curso na área da saúde mental no Alto Tietê, no estado de São Paulo e em todo o Brasil. 

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de se banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Calendário das ações:
17/03 Campinas
31/03 Ribeirão Preto 
29/04 Santos 
Demais regiões: Em breve!

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações! 

#PraTodosVerem: Fotografias da projeção, realizada na Prefeitura de Suzano. Aparecem as mensagens "Por uma saúde mental laica no Alto Tietê!", "Saúde mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial!" e "Um dia eu simplesmente apareci". Em algumas imagens, há pessoas reunidas na frente da projeção ou carros passando pela rua da sede da prefeitura.