Notícias


Campanha do CRP SP pela Luta Antimanicomial chega a Campinas


Publicado em: 18 de março de 2022

Na noite desta quinta-feira (17 de março), a cidade de Campinas recebeu a campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial” do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. A fachada do Shopping Parque das Bandeiras, na avenida John Boyd Dunlop, foi o local escolhido para a intervenção. 

Quem teve a oportunidade de estar no local pôde conferir frases como “Nos manicômios a violência não é exceção, é a regra!”, “Por um cuidado da saúde mental em liberdade e gratuito” e “Contra todas as formas de manicômios”.

A ação acontece um mês antes da realização da III Conferência Municipal de Saúde Mental, após mais de dez anos de estagnação. O local foi escolhido estrategicamente por ser caminho para a região do Campo Grande, localidade da cidade que carece de Políticas Públicas e sem fácil acesso aos serviços de saúde mental. É também nessa região que se encontram dois dos conjuntos habitacionais da cidade, um deles, o mais populoso da América Latina.

As frases e imagens usadas nas projeções foram escolhidas pela Subsede Campinas do CRP SP em parceria com o Movimento da Luta Antimanicomial de Campinas. São imagens de manifestações nas quais o movimento ocupa as ruas da cidade para afirmar que "trancar não é tratar" e cobrar a ampliação de Políticas Públicas que garantam o fim dos manicômios, das comunidades terapêuticas (novos manicômios) e que os cuidados em saúde mental sejam feitos de maneira humanizada, em liberdade e nos equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A região de Campinas e a Luta Antimanicomial

O movimento antimanicomial em Campinas tem grande importância histórica. A cidade foi uma das primeiras do Brasil a criar experiências de saúde mental e há anos não tem leitos em hospital psiquiátrico. A Reforma Psiquiátrica em Campinas se iniciou há mais de três décadas, em 2022, o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade completa 30 anos, tendo sido fundado nove anos antes da Lei n.º 10.216 de 2001, a Lei da Reforma Psiquiátrica. 

Entretanto, nos últimos anos, a crise social, econômica e a pandemia têm aumentado significativamente a procura por serviços públicos de saúde mental, ao mesmo tempo que os recursos têm sido reduzidos. 

As gestões públicas em todas as esferas de governo têm-se mostrado contrárias aos avanços do cuidado em liberdade e é neste contexto que o CRP SP se coloca junto aos movimentos sociais, às/aos trabalhadoras/es, usuárias/os, seus familiares e militantes da Luta Antimanicomial para resistir aos desmontes e reivindicar avanços na Política Pública de Saúde Mental.

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de se banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Calendário das ações:
31/03 Ribeirão Preto 
29/04 Santos 
05/05 Sorocaba 
18/05 São Paulo
Demais regiões: Em breve!

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações! 

#PraTodosVerem: Fotografias da projeção, realizada no Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas. Aparecem as mensagens: "nos manicômios, a violência não é exceção: é a regra!", "contra todas as formas de manicômio", "por um cuidado da saúde mental em liberdade e gratuito", "saúde mental se faz com o povo. Por um SUS antimanicomial", "um dia eu simplesmente apareci". Em algumas imagens, há brinquedos do parque de diversões, pessoas passando em frente da projeção e carros estacionados.