Notícias


02 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Publicado em: 2 de abril de 2022

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 02 de Abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o propósito de difundir informações e enfrentar os preconceitos e estigmas que existem em relação às pessoas com autismo. Como o próprio nome diz, essa data (e para além dela) pede reflexão, aprofundamento e diálogo sobre o tema.

Nesta perspectiva de unir esforços e protagonizar as próprias defesas, a comunidade autista no Brasil e demais pessoas envolvidas com a causa passaram a se unir em uma campanha nacional com tema único. Em 2020 e 2021, para celebrar a data, lançaram o tema “Respeito para todo o espectro”.

O dia 02 de Abril marca a defesa de que o Transtorno do Espectro Autista não se reduz às características descritas nos manuais de psiquiatria ou classificações estatísticas de doenças, pois incide sobre indivíduos, seres humanos, pessoas plurais, diversas e únicas.

E quem são estas pessoas? São vizinhas/os, colegas, familiares, estudantes, trabalhadoras/es etc. Autismo não tem cara, por este motivo se acirram as invisibilidades que sofrem, além do fato do espectro também ser atravessado por dispositivos de exclusão relacionados à classe, às condições econômicas, à cultura, ao gênero, à etnia e raça, entre outros marcadores sociais.

Há autistas em todos os lugares e cada vez mais apropriadas/os de seus direitos humanos, sociais, civis e políticos, entre outros. Neste 02 de Abril, psicólogas/os se unem às pessoas com autismo e ao tema da campanha nacional “Lugar de autista é em todo lugar”, com a certeza de que a práxis psicológica política e socialmente comprometida deve se qualificar e se engajar na defesa e garantia do direito de pertencimento das pessoas com autismo a todos os lugares e contribuir facilitando e promovendo o seu acesso.

A conscientização, neste Dia Mundial da Conscientização do Autismo, só se faz possível com protagonismo, legitimidade e pertencimento.

Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos!

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo azul e amarelo. Dentro de um círculo, a ilustração de um coração formado por triângulos azuis, amarelos e vermelhos, cores que representam o autismo.