Notícias


14 de Abril – Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva


Publicado em: 14 de abril de 2022

Hoje, 14 de Abril, é o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, data que reforça a Educação enquanto um direito básico de toda a população, devendo ser promovida pelo Estado de maneira abrangente e inclusiva. 

Para tratar do assunto, a Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas (CDHPP) do CRP SP entrevistou o psicólogo (CRP 06/103379) e especialista em inclusão Pedro Paulo Zogbi, que indica a importância da inclusão na Educação para a promoção da igualdade: “A inclusão é um aspecto de extrema importância quando se fala de sala de aula, porque a criança com deficiência chega na sala de aula para também desfrutar da educação em igualdade com a criança sem deficiência”, afirma.

Pedro Zogbi indica ser necessário repensarmos as estratégias de ensino às/aos estudantes com deficiência. Ele afirma não ser adequada a separação dessas/es estudantes em salas diferentes das/os outras/os alunas/os, mas sim o acolhimento de suas dificuldades e potencialidades: “Eu não vou fazer distinção de matéria, eu não vou pegar uma matéria diferente, mais fácil, por exemplo. Esse é um dos indicativos para Educação Inclusiva. É você ter alguém especializado dentro de sala de aula para acompanhar o professor, para que este profissional possa ajudar a criança com deficiência a entender a matéria no seu tempo, com as suas dificuldades e com as suas facilidades.”

Ele pondera que a escola, geralmente, não compreende o aspecto emocional e biopsicossocial que a/o estudante pode apresentar, que pode interferir em seu desempenho, e como a/o profissional de Psicologia contribui neste contexto: “O psicólogo é um profissional que acaba olhando para isso. Muitas vezes, ele está como meio de campo entre a criança a ser incluída e a escola que vai realizar a inclusão.”

Zogbi finaliza reafirmando a função social da Psicologia para a autocompreensão dos indivíduos e no fortalecimento dos serviços junto às escolas pela garantia de uma Educação ampla, universal, diversa e realmente inclusiva.

Nesta data, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reforça seu compromisso com a luta pela Educação Inclusiva, pela promoção de Políticas Públicas que abranjam todas/os as/os estudantes, em todos os níveis de ensino.

A Psicologia é para todo mundo e se faz no fortalecimento à educação pública e inclusiva.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo azul e verde. Dentro de um círculo, a foto de Pedro Paulo Zogbi.