Notícias


1º de Maio – Dia Internacional das/os Trabalhadoras/es


Publicado em: 1 de maio de 2022

No Dia Internacional das/os Trabalhadoras/es, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo memora os 60 anos da Psicologia regulamentada como ciência e profissão no Brasil e cumprimenta a categoria pela trajetória! 

Novamente o 1º de Maio transcorre em um cenário de crise aguda de desemprego, ataques aos direitos conquistados, afetando a classe trabalhadora e a população mais vulnerável. 

Há crescente inserção de psicólogas/os no campo das Políticas Públicas, favorecendo a ampliação e qualificação da Psicologia nesta área. O aspecto relacional da atividade exige da categoria conhecimentos, atuação psicológica voltada para a pessoa, para a condição de sua vida e contexto social. Tal condição inseparável da sociedade propicia a percepção da importância dos direitos sociais, do combate à violação destes direitos e da necessidade de Políticas Públicas efetivas para atender toda a população, especialmente as mais vulnerabilizadas. 

Neste 1º de Maio, homenageamos especialmente profissionais de saúde e da assistência social dos quais destacamos o  trabalho incansável no enfrentamento dos desdobramentos da pandemia do coronavírus para atenuar as implicações emocionais decorrentes do isolamento, das perdas familiares e do agravamento das desigualdades sociais. 

Reforçamos, ainda, o debate e a luta da categoria pela jornada de 30 horas de trabalho semanais e referenciamos os esforços das/os piscólogas/os junto ao Sindicato das/os Psicólogas/os.

#PraTodosVerem: nesta publicação há um card de fundo azul e cinza. Dentro de um círculo, a imagem de pessoas de mãos dadas.


Termos relevantes
direitos humanos