Notícias


18 de Maio: A Luta Antimanicomial continua


Publicado em: 18 de maio de 2022

A Luta Antimanicomial sempre foi pauta de grande importância à história do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, naquilo que compreendemos como um compromisso responsável para a reparação e a transformação dos processos da saúde mental e do Cuidado em Liberdade em nosso país. Nosso compromisso com a Luta Antimanicomial é também de promover a sensibilização da sociedade, convidando todas e todos a se responsabilizarem, junto ao CRP SP, por acreditarmos que saúde mental se faz com e para o povo.

Com base nos princípios fundamentais do Código de Ética da/o Psicóloga/o, alicerçado nos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos, temos o compromisso de atuar com responsabilidade de modo a considerar as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e relações étnico-raciais para a promoção de saúde mental. Desse modo, nossas práticas profissionais se entrelaçam às lutas cotidianas da sociedade civil, assegurando o respeito à promoção da liberdade, da igualdade e da integralidade do ser humano.

No mês de maio, fazemos coro à Luta Antimanicomial, por um Sistema Único de Saúde (SUS) que tenha garantidos recursos materiais e humanos, assegurando condições adequadas de trabalho para a continuidade da prestação de serviços às usuárias e aos usuários, com dignidade. 

A Luta Antimanicomial ganha forças nos anos 1980, com a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores de saúde mental, usuárias e usuários e familiares no movimento pelo fim dos manicômios e pela Reforma Psiquiátrica. A partir de 2019, observamos a intensificação dos retrocessos nas Políticas Públicas direcionadas ao cuidado com a saúde mental e o sofrimento psíquico, com transferência inadequada de recursos públicos para instituições privadas que, em sua maioria, violam e aniquilam direitos, fazendo uso de práticas que desumanizam e distanciam o sujeito, assim como suas potencialidades. Nesse sentido, repudiamos a precarização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), de base territorial e comunitária, em favor da ampliação de vagas e recursos para hospitais psiquiátricos, comunidades terapêuticas e outras instituições manicomiais.

A Luta Antimanicomial se faz com todas e todos, no compromisso democrático, na construção participativa de usuárias/os, familiares, trabalhadoras/es e sociedade, sem restrições de classe, raça ou gênero, assegurando e priorizando que todo e qualquer cuidado seja feito em liberdade. Assim seguiremos incansavelmente na luta #PorUmSUSAntimanicomial!

Saúde mental se faz com o povo, por um SUS Antimanicomial!

#PraTodosVerem: Nesta publicação há um card quadrado, de fundo lilás e com a ilustração de um prédio cercado de mãos e flores.