Notícias


Projeções marcam campanha pela Luta Antimanicomial e em prol da saúde mental na cidade de Assis


Publicado em: 7 de maio de 2022

Na noite de ontem, 06 de maio, a cidade de Assis, no interior de São Paulo, abriu o mês de maio, conhecido pelas lutas ligadas à saúde mental, acolhendo a campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial” do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. A intervenção foi a avenida Doutor Dória, no bairro Vila Ouro Verde, logo na entrada da cidade. 

Quem conseguiu vencer o frio e sair de casa para acompanhar a instalação viu frases projetadas que marcam a defesa da Luta Antimanicomial, como “SUS e cuidado em saúde mental são direitos de todos” e “Remédio parece bala, mas não é bala, não!”, trecho de uma música da cantora Felina, integrante da banda Loko na Boa, composta por usuárias/os dos equipamentos de saúde mental da cidade de Assis. 

A ação foi acompanhada por estudantes, psicólogas/os e profissionais da área da saúde da cidade e de fora dela. A psicóloga e membra da Comissão Gestora da Subsede Assis, Márcia Cristina Schwarz Mendes (CRP 06/34201), esteve no local e falou um pouco sobre a importância do projeto para a luta: “Esta projeção resgata a questão da saúde mental e da Luta Antimanicomial. Uma luta importante no território, né? Assis, uma cidade do interior, quase aqui na barranca do Paranapanema, mas que tem uma história de luta que vem de muitos anos junto à Unesp, junto aos coletivos e aos profissionais da saúde pública. Muito importante persistir, continuar, com apoio, sempre, do CRP e de outras entidades”

Assis e região e a Luta Antimanicomial 

Até pouco tempo, a única possibilidade de cuidado para alguém que sofresse de problema mental eram o isolamento e a segregação compulsórios, em hospitais psiquiátricos que submetiam pacientes a tratamentos nos quais sua palavra, sua singularidade e seu desejo eram desconsiderados.

A partir de denúncias sobre este tipo de intervenção que revelavam tanto a ineficiência do modelo de internação, quanto suas práticas de opressão e violência, em meados dos anos 80, o cenário foi se transformando. Muitos países optaram por reduzir de maneira drástica as internações em hospitais psiquiátricos. Com a mudança de paradigma, passaram a ser investidos recursos em serviços comunitários de saúde mental mais próximos dos lugares onde os indivíduos habitam, onde a vida acontece e onde se dá o processo saúde-doença. 

No Brasil, o processo foi nomeado como Reforma Psiquiátrica e resultou em uma abrangente e diversificada política de saúde mental que, desde os anos 80, vem se consolidando em uma ampla, complexa e multidisciplinar rede de serviços de saúde mental, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), residências terapêuticas, centros de convivência, consultórios na rua, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFS), entre outros. Nesse modelo, valoriza-se o cuidado em liberdade em território, apostando-se no aumento da potência da vida do sujeito, na construção de formas de lidar com seu sofrimento.

Na região de Assis, esta política vem sendo construída de modo mais intenso desde meados dos anos 90, em uma parceria entre as secretarias municipais de saúde e a Unesp (Universidade Estadual Paulista). Os primeiros CAPS nos municípios da região datam do início dos anos 2000, mas desde antes já existiam movimentos alinhados com os princípios da Reforma Psiquiátrica que resultaram em vários eventos, como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Plenária de Trabalhadores, criação da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (Pirassis), as ações de inclusão social pelo trabalho, entre outros. 

A trajetória da saúde mental na região de Assis foi e continua sendo construída em uma articulação de diferentes setores da sociedade, em que pese o momento atual de retrocesso das Políticas Públicas que coloca a todos imensos desafios para sustentar e se manterem os avanços que foram tão arduamente construídos.

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A campanha de 2022 pela Luta Antimanicomial do CRP SP tem percorrido diferentes territórios do estado de São Paulo projetando mensagens de impacto nas fachadas e laterais de prédios e monumentos. A ação pretende sensibilizar o público sobre a temática do cuidado com a saúde mental em liberdade e estendido a toda a população.

Calendário das próximas ações:
12/05 Sorocaba; 
18/05 São Paulo.

Por onde já passamos: São José dos Campos, Santo André, São José do Rio Preto, Suzano, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Santos e Assis. 

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações!

#PraTodosVerem: Fotografias da projeção realizada em Assis. Aparecem as mensagens "Melhor ser um loko na boa do que um normal asfixiado", "Um dia eu simplesmente apareci", "Remédio parece bala mas não é bala não", e "Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS Antimanicomial". Em algumas imagens, há pessoas reunidas em frente à projeção, e a equipe técnica montando os equipamentos.