Notícias


Projeções da Luta Antimanicomial chegam ao litoral Sul de São Paulo, à cidade de Santos


Publicado em: 30 de abril de 2022

Na noite de ontem, 29 de abril, a cidade de Santos, no litoral Sul de São Paulo, recebeu a campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial” do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. A fachada lateral do edifício Praia Palace, na avenida Vicente de Carvalho, no Gonzaga, foi o local escolhido para se projetar a sequência de frases sobre o cuidado com a saúde mental. 

A chuva insistiu, mas não conseguiu impedir que as pessoas que passavam pelo local olhassem curiosas para conferirem frases como “Você está bem? O SUS não está, ele precisa de investimento” e “Psicologia e saúde mental para todo mundo dependem do SUS”. Psicólogas/os também estiveram no local e puderam conferir a intervenção que tem como principal objetivo alertar a sociedade sobre a necessidade de dar atenção à Luta Antimanicomial e à defesa dos equipamentos de saúde mental.

A intervenção pôde ser acompanhada por profissionais da saúde, professores universitários e chamou a atenção até de uma pessoa que contou ter sido internada no antigo Hospital Anchieta. Uma história bastante comum entre as pessoas internadas: a família, preocupada com o seu comportamento, entendia como uma única forma de tratamento a internação em manicômio. Após o fechamento do Anchieta, ela passou a ser atendida no NAPS (Núcleo de Atenção Psicossocial), onde entende ter um tratamento mais adequado.

O professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Baixada Santista, e membro de um projeto de extensão sobre Redução de Danos e Direitos Humanos, Luiz Henrique Passador, esteve no local e falou sobre a importância de trazer a temática para a centralidade da discussão na sociedade: "Acho fundamental este movimento de visibilização da Luta Antimanicomial no momento em que estamos vendo o desmonte da RAPS e das políticas antimanicomiais com o retorno dos hospitais psiquiátricos, que é um retrocesso histórico. Precisamos marcar posição e a visibilidade é algo fundamental e um regime político e artístico", comentou.

A região da Baixada Santista e Vale do Ribeira e a Luta Antimanicomial

Em sua história, Santos registra, no fim da década de 80, um episódio que foi um marco na Luta Antimanicomial: o fechamento da Casa de Saúde Anchieta, um hospital psiquiátrico particular situado em um complexo de 5 mil metros quadrados. Esse hospital manteve, em suas dependências, mais de 500 pacientes, mais que o dobro de sua capacidade, em péssimas condições e sendo vítimas de maus-tratos  e diferentes formas de violação dos Direitos Humanos.

Essa ação se desdobrou na organização de serviços para atendimento às pessoas em sofrimento mental no município em equipamento denominado Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), um modelo de assistência  não asilar e  composto por  equipes multiprofissionais. 

Mais tarde, com a aprovação da Lei n.º 10.216, de 06 de Abril de 2001, que reorienta o modelo assistencial aos portadores de sofrimento mental para meios não asilares, no Brasil, verificamos surgirem as Políticas Públicas para organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tão necessária para garantir o atendimento digno e não estigmatizante das pessoas em sofrimento mental.

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A campanha de 2022 pela Luta Antimanicomial do CRP SP tem percorrido diferentes territórios do estado de São Paulo projetando mensagens de impacto nas fachadas e laterais de prédios e monumentos. A ação pretende sensibilizar o público sobre a temática do cuidado com a saúde mental em liberdade e estendido a toda a população.

Calendário das próximas ações:
06/05 Assis;
12/05 Sorocaba; 
18/05 São Paulo.

Por onde já passamos: São José dos Campos, Santo André, São José do Rio Preto, Suzano, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e Santos. 

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações!

#PraTodosVerem: Fotografias da projeção realizada em Santos. Aparecem as mensagens "Você está bem? O SUS não está! Ele precisa de investimento", "Psicologia e saúde mental pra todo mundo depende do SUS", Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS Antimanicomial" e "Um dia eu simplesmente apareci". Em algumas imagens, há pessoas reunidas em frente à projeção, o cartaz do CRP SP, a equipe técnica montando os equipamentos, e a avenida, com carros e pessoas passando.