Notícias


CRP SP marca presença no ato do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na Avenida Paulista


Publicado em: 19 de maio de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo se somou, na tarde de ontem (18 de Maio), Dia Nacional da Luta Antimanicomial, ao ato “Democracia Antimanicomial: Contra o Fascismo, em defesa do Cuidado em Liberdade e dos Direitos Humanos”, realizado na Avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo.

Marcando o retorno das marchas e dos atos presenciais, a mobilização foi organizada pela Frente Estadual Antimanicomial São Paulo em parceria com diversas entidades e movimentos sociais da saúde mental e da Psicologia, entre eles, o CRP SP.

A psicóloga (CRP 06/ 66501) e conselheira do CRP SP Luciane Jabur fez uma fala, no ato, em que afirmou o compromisso histórico da Psicologia, no estado de São Paulo, com as reivindicações da Luta Antimanicomial: “O CRP SP está, há décadas, nesta luta inegociável pelo direito à saúde mental considerando a autonomia, o cuidado em liberdade, a não medicalização e o acesso a todos os direitos para que possamos garantir uma saúde mental digna! Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS antimanicomial!”, finalizou, remetendo à grande campanha #PorUmSUSAntimanicomial que o CRP SP tem realizado nos territórios, projetando frases com mensagens sobre o cuidado em liberdade nas fachadas de prédios e realizando rodas de conversa nas ruas. 

Uma segunda fala, durante o ato, em nome do CRP SP, foi afirmada pela psicóloga (CRP 06/86192) e conselheira Annie Louise Saboya Prado, a Gigi, chamando atenção para os desmontes nos equipamentos de cuidado e assistência pela rede pública e para a alocação de recursos do Estado para as comunidades terapêuticas. 

Também participaram da manifestação, representando o CRP SP, a psicóloga (CRP 06/71781) e conselheira Talita Fabiano de Carvalho e a psicóloga (CRP 06/149012) e membra da subsede Metropolitana Gabriela Alvim de Oliveira Freitas. 

Após a mobilização, às 19h, foi a vez do Largo do Arouche, no centro da cidade, receber a ativação de rua #PorUmSUSAntimanicomial, realizada pelo CRP SP, contando com a participação de psicólogas/os, profissionais e usuárias/os dos serviços de saúde, estudantes, imprensa, integrantes dos movimentos sociais e do público que circulava pela região.

Luta Antimanicomial

A Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de se banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

#PorUmSUSAntimanicomial

Marcando a Luta Antimanicomial neste ano, o CRP SP rodou por diferentes cidades do estado de São Paulo com a ativação de rua #PorUmSUSAntimanicomial, na qual frases em defesa do cuidado em liberdade eram projetadas em fachadas de prédios, oportunizando encontros e rodas de conversa nos locais das projeções. 

Ao todo, a ação passou por 11 cidades, reforçando a valorização dos equipamentos de saúde mental, do SUS, do SUAS, da RAPS e demais políticas públicas, e ecoando a mensagem de que a “Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS antimanicomial!” A campanha também tomou as redes sociais do CRP SP, com vídeos contextualizando a temática ao público.

Assim, o CRP SP afirma que esta é uma luta não apenas de todas/os as/os psicólogas/os, mas também de toda a sociedade. A Psicologia é para todo mundo e se faz com o povo!

#PraTodosVerem: a matéria traz fotografias do ato realizado na Avenida Paulista. Aparecem imagens de milhares de pessoas se manifestando pelo cuidado em liberdade, muitas delas com cartazes e vestimentas de marcação de posicionamento pela pauta.