Notícias


CRP SP lança mobilizações pelo Mês da Psicologia nos 60 anos da profissão no Brasil


Publicado em: 11 de agosto de 2022

Somos mais de 425 mil psicólogas e psicólogos espalhados pelo Brasil, diversos em nossas práticas e atuações. Somente no estado de São Paulo, somos 121.483 profissionais representando a Psicologia como ciência e profissão nos muitos territórios.

Neste 27 de Agosto, chegamos aos 60 anos de regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil, posta pela Lei n.º 4.119 de 1962. Uma trajetória que passou pelo período da ditadura civil-militar, pelo crescimento e pela consolidação do ensino superior, implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na defesa do direito universal à saúde, pela Luta Antimanicomial por meio da Reforma Psiquiátrica, pela criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS, pelo desenvolvimento do SUAS Sistema Único de Assistência Social, luta LGBTQIA+, entre outros movimentos e conquistas. Estamos presentes nos serviços de saúde, de educação, de assistência, nos consultórios, nas clínicas, na Rede de Atenção Psicossocial, na rede de atendimento, nas universidades, nos hospitais, nas penitenciárias, nos órgãos de poder, trabalhando com populações diversas.

Para celebrarmos e refletirmos sobre a data, convocamos a categoria a mobilizar-se nas comemorações do Mês da Psicologia e dos 60 anos de profissão promovidas pelo CRP SP, que ganham ainda mais força neste ano eleitoral, em que ocorre a votação para as próximas gestões do Sistema Conselhos.

Como principal ação do Mês da Psicologia, convidamos todas e todos para o Seminário Estadual 60 anos de Psicologia – Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos, que acontecerá em 03 de setembro, na sede do CRP SP, com transmissão on-line por nossos canais. 

Em paralelo, a exemplo das cerimônias ocorridas na Câmara Municipal e na ALESP, na cidade de São Paulo, as subsedes têm realizado atos solenes nas câmaras municipais de todo o estado, femenageando os 60 anos da Psicologia e as profissionais que ajudaram a construir a história da profissão nos territórios.

Somando-se às ações, as redes sociais do CRP SP foram ocupadas pela temática do Mês da Psicologia e dos 60 anos de profissão, trazendo identidade visual customizada. Além disso, estão disponíveis, no Instagram, filtro temático do Mês da Psicóloga e stickers (figurinhas), para que a categoria se engaje e compartilhe suas mensagens neste momento tão importante. Por fim, lançamos papel timbrado com a marca d’água da campanha do Mês da Psicologia, acesse aqui.

#PraTodosVerem: Card quadrado. À esquerda, cores predominantes são roxo e rosa, distribuídas por faixas. Em cada linha, diferentes figuras revezam-se entre si, entre elas, triângulos, linhas e flechas. À direita, fundo branco. Dividindo os dois blocos de cores, faixa sinuosa roxa, enrolada por fios triplos mas cores turquesa e laranja.


Termos relevantes
profissão Mês da Psicologia