Notícias


19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua


Publicado em: 19 de agosto de 2022

A data de 19 de agosto marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em memória ao “Massacre da Sé”, que ocorreu entre 19 e 22 de agosto de 2004, ocasionando as mortes de sete pessoas, e deixando outras seis com sequelas da violência brutal, enquanto dormiam. Posteriormente, o acontecimento fomentou a articulação de movimentos sociais organizados, transformando o luto em luta pela garantia de direitos e vida digna. 

A situação de rua denuncia a realidade da desigualdade social, em diferentes dimensões da vida, considerando o racismo, a LGBTQIAP+fobia, o patriarcado, o capacitismo, somados ao não acesso à moradia, renda, alimentação, educação, saúde, emprego e lazer, além das diversas barreiras encontradas no acesso aos serviços públicos, configura graves violações de Direitos Humanos. Não se pode perpetuar uma lógica de responsabilização individual quando a responsabilidade é social, considerando orientações e leis vigentes e ponderando a produção de sofrimento e o embotamento da vida no capitalismo.

Ao atuarmos junto à população em situação de rua, compreendemos que os contextos que levam as pessoas para a situação de rua são múltiplos e que a vulnerabilização das ruas pode agravar ainda mais os processos de sofrimento e adoecimento pré-existentes. Zelando pelos Princípios Fundamentais do Código de Ética da/o Profissional Psicóloga/o, é necessário analisar os contextos de atuação, a realidade política, econômica, social e cultural e seus impactos nas vidas das pessoas, bem como ter a compreensão de que o trabalho não pode ser isolado, mas funcionar em articulação com a rede de serviços, territorialmente, a fim de não a perpetuar processos de estigmatização e mais exclusão de pessoas do convívio em sociedade. O compromisso social da Psicologia é ser intransigente na luta por garantia de direitos e pela transformação da realidade em busca da justiça social.

Foto: Joana Berwanger/Sul 21.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo bege e azul. À direita, fotografia redonda de um homem falando ao microfone e usando um chapéu de papelão no formato de teto. (Fim da descrição).