Notícias


Dia Nacional da Visibilidade Lésbica


Publicado em: 29 de agosto de 2022

29 de agosto representa um marco importante na luta pelos direitos das mulheres lésbicas, pois é a data que deu origem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O dia tem como referência o ato histórico, ocorrido em 1996, quando mulheres lésbicas de todo o Brasil se articularam e promoveram, na cidade do Rio de Janeiro, o até então inédito Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE).

Nossa sociedade se estrutura alicerçada em diferentes formas de opressão, inclusive na cisheteronormatividade e no patriarcado, atribuindo a diversas mulheres papéis e espaços específicos e estigmatizados. Nesse contexto, estatísticas destacam a predominância de mulheres trans e cis pretas entre alvos e vítimas de grandes violências. Quando as mulheres lésbicas questionam e desafiam as estruturas, elas ficam sujeitas a diferentes formas de repressão e violência, como se, por exemplo, não pudessem existir sem o direcionamento do gênero masculino. 

A ausência do Estado na implantação de Políticas Públicas para o atendimento e proteção desse grupo social configura aspectos dessas opressões, o que contribui para posicionar o Brasil como um dos países que mais violenta e assassina pessoas LGBTQIAPN+ no mundo.

A Psicologia, enquanto ciência e profissão, confere visibilidade às subjetividades lésbicas, assumindo compromisso ético-político na defesa dos Direitos Humanos. Conforme o Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o, em seus princípios fundamentais, orienta-se à categoria o trabalho contribuindo “para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, também explicita que é vedado à/ao psicóloga/o induzir convicções de orientação sexual. 

Para que a Psicologia não reproduza essas violências, é também necessário que psicólogas/os atuem com compromisso ético-político, compondo e/ou participando de ações que promovam o fim da desigualdade de gênero e étnico-racial, pela liberdade e autonomia das mulheres sobre seus próprios corpos e suas vidas.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo dourado. Segundo plano: Foto de um casal de mulheres pretas, de costas para a câmera, envolvidas pela bandeira do arco-íris. Primeiro plano: Acima e à esquerda, calendário marca o dia 29 de agosto, em destaque "Dia Nacional da Visibilidade Lésbica". (Fim da descrição).