Notícias


26 de outubro é o Dia da Visibilidade Intersexo


Publicado em: 26 de outubro de 2022

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reforça nesta data, 26 de outubro, o Dia da Visibilidade Intersexo, o compromisso da Psicologia pela ética, democracia e pelos Direitos Humanos alinhado com a garantia do acesso ao atendimento psicológico às populações intersexo, respeitando-se a dignidade da pessoa humana e entendendo as múltiplas corporeidades como partes da diversidade de gênero e sexual.

Neste ano, o CRP SP publicou a Nota Técnica e Orientativa: a atuação profissional de psicólogas/os no atendimento às pessoas intersexo. O documento estabelece, entre outras referências, que a “atuação psicológica não deve se orientar por um modelo patologizado ou corretivo da intersexualidade e de outras vivências intersexo”, mas “atuar como ferramenta de apoio à construção da autonomia do sujeito de modo a ajudá-lo a certifcar-se da autenticidade de sua demanda, englobando todo o seu contexto psicossocial”.  

A Nota ainda orienta que “o trabalho da/o psicóloga/o deve se pautar pela integralidade do atendimento psicológico e pela humanização da atenção, não estando condicionado, restrito ou centralizado no procedimento cirúrgico de adequação genital, nas terapias hormonais e demais intervenções normatizantes”.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reafirma seu compromisso ético e social pela defesa dos direitos da pessoa intersexo, de seu reconhecimento digno e acesso amplo ao acolhimento e à saúde.

#PraTodosVerem: Card quadrado.Na centro-direita, arte sobre a bandeira intersexo: um círculo roxo em base amarela.