Notícias


Consciência Negra e a Psicologia


Publicado em: 20 de novembro de 2022

Você sabia que, embora o dia 20 de Novembro seja a data da Consciência Negra, ela não é vivida em todo o nosso país? A data entrou para o calendário nacional em 2011, oficializada pela então presidenta Dilma Rousseff como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. No entanto, muitos municípios e estados não contam com o feriado de 20 de Novembro para marcar as celebrações da Consciência Negra.

Mesmo o racismo sendo crime, isso não impede que se manifeste diariamente nos olhares, gestos, palavras e nas relações interpessoais, institucionais e estruturais. A negligência da existência do racismo, inclusive por gestões públicas, é conceituada como mito da democracia racial, geralmente classificando o racismo como invenção da mente de outras/os ou como “mimimi”; ou seja, como um assunto que julgam desnecessário discutir por acreditarem que não existe.

A Lei de Cotas, 12.990/2014, com 20% das vagas nas universidades para as/os autodeclaradas/os negras/os e pardas/os, a Lei 7.716/1989, que define os crimes de preconceito de raça ou cor, e a LDB 9.394/96, atualizada em 2022, que obriga que o ensino da cultura e história da África e da população afrobrasileira esteja nos currículos do ensino básico, são conquistas dos movimentos negros. 

Neste 20 de Novembro, o CRP SP convoca a categoria para juntar esforços e consciência por uma Psicologia Antirracista, participando e divulgando a Campanha da Articulação Nacional de Psicólogas/os/es Negras/os/es e Pesquisadoras/es (ANPSINEP), “Democracia e Saúde Mental sem Racismo: queremos Bem viver”.  Como profissionais da área, temos uma longa jornada por reparações sociais, entre elas, a garantia da saúde mental da população negra, a necessidade de falarmos de racismo em nossos espaços de trabalho e enfrentamentos sociais, objetivando dirimir os efeitos que esta violência tem causado diariamente na população negra, rompendo as lógicas que seguem em direção contrária e ainda permeiam a sociedade, inclusive algumas práticas da Psicologia.

Para tal, a Comissão de Direitos Humanos do CRP SP preparou algumas produções, dentro da temática, para acesso e orientação da categoria. Confira aqui.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo alaranjado. Grafismos esféricos preenchidos com formas ovais em cor de laranja, cor-de-rosa e azul, com punhos cerrados levantados pra cima, com diversidade racial. (Fim da descrição).