Notícias


Confira o #ResumoDaSemana no #CRPSPAcontece 02/06/2023


Publicado em: 2 de junho de 2023

Acompanhe algumas das ações em que o CRP SP esteve presente na semana de 02/06/2023.

 

#SistemaConselhosDePsicologia Realizada nos dias 27 e 28 de maio, a primeira Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) conduzida pelo XIX Plenário do CFP reuniu, em Brasília, 111 delegadas e delegados dos Conselhos Regionais de todo o país. Entre os destaques da pauta, estiveram a prestação de contas do CFP no exercício de 2022, encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU), e a criação de um programa unificado de ações afirmativas e reparatórias do Sistema Conselhos de Psicologia, dentro das propostas do 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), buscando mitigar desigualdades estruturais. O coletivo também deliberou ações relacionadas a anuidades, estruturação de sedes, tecnologia da informação e avaliação psicológica para porte de armas de fogo, entre outras pautas. O CRP SP participou representado pelas conselheiras Talita F. de Carvalho, Luciane de Almeida Jabur, Ana Tereza Marques da Silva e Annie Louise Saboya Prado e pelo conselheiro Eduardo de Menezes Pedroso. As APAFs foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal do YouTube do CFP.
FOTO 1 - Conselheira Ana Tereza Marques da Silva em votação por São Paulo, na APAF

 

#PsicologiaEducação Também nos dias 27 e 28 de maio, a conselheira vice-presidenta do CRP SP, Maria da Glória Calado, junto ao colaborador Hélio Roberto Braunstein, participaram da I Conferência do Plano Municipal de Educação, ocorrida na cidade de São Paulo. O encontro promoveu debates e reflexões sobre o contexto nacional de reconstrução das políticas educacionais e as desigualdades na educação básica, dentre outras temáticas. A conselheira Maria da Glória compartilha suas impressões: “Na há transformação das desigualdades da educação sem o fortalecimento e planejamento das Políticas Públicas no Brasil”. A conferência contou com a presença de profissionais e pesquisadoras e pesquisadores da Educação e áreas afins, entidades, poder público e estudantes da rede pública. O Coral Indígena apresentou-se dentro das atividades culturais do evento.
FOTO 2 – Conselheira Maria da Glória Calado e colaborador Hélio Braunstein
FOTO 3 - Coral Indígena apresenta-se na mesa principal da conferência

 

#Lei13.935 Em 29 de maio, o CRP SP, por meio da psicóloga (CRP 06/71781) conselheira presidenta Talita Fabiana de Carvalho, somou-se às articulações na Audiência Pública Psicologia e Serviço Social nas escolas (Lei 13935/19), realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento contou com a mobilização de representantes dos Conselhos Regionais de Psicologia, CFP e entidades parceiras, destacando-se a presença de Raquel Guzzo (CFP) e Marilene Proença (ABRAPEE), por São Paulo. Do encontro, derivou a Nota Técnica do CFP para orientar atuação da Psicologia na prevenção e enfrentamento à violência em ambiente escolar.
FOTO 4 – Conselheira Talita F. de Carvalho entre parte da comitiva de psicólogas e psicólogos que estiveram na Audiência
FOTO 5 – Manifestação das profissionais da Psicologia e do Serviço Social 

 

#CRAS #SUAS #Assis A Subsede Assis, representada pela membra da Comissão Gestora Andreza Cristina Ferreira, atuou nas Pré-Conferências Municipais de Usuários do CRAS e de Trabalhadores do SUAS entre os dias 31 de maio e 02 de junho. As pré-conferências são etapas preparatórias para as Conferências Municipais e Estaduais que culminarão na 14° Conferência Nacional de Assistência Social. Durante os encontros, foram feitos levantamentos das demandas e proposições da população e trabalhadoras e trabalhadores, com destaque para as propostas de capacitações voltadas às populações específicas, de descentralização do Conselho Municipal de Assistência e da criação de um Fórum Municipal Permanente de Trabalhadores do SUAS.

 

#ParaTodosVerem
FOTO 1 – A conselheira do CRP São Paulo Ana Tereza Marques da Silva em momento de votação na APAF. Ela é uma mulher jovem, branca, de olhos e cabelos castanhos, usa óculos de grau, veste blaser em tom claro com camiseta escura. Ana olha para a câmara e ergue um papel pequeno, amarelo, com letreiro: “CRP 06. São Paulo”. (fim da descrição).

FOTO 2 – A conselheira do CRP São Paulo Maria da Glória Calado e o colaborador do CRP São Paulo Hélio Braunstein estão parados, em pé, em frente ao painel da I Conferência do Plano Municipal de Educação. Maria da Glória é uma mulher idosa, negra de pele clara, usa óculos e tem os cabelos na altura dos ombros. Hélio é um homem branco, de barba e cabelos ficando grisalhos e usa óculos escuros. Ambos sorriem, olham para a câmera e estão com roupas esportivas, jeans, camisetas e tênis. (fim da descrição).

FOTO 3 – Grupo musical formado por pessoas indígenas de idades variadas, entre crianças, jovens e adultos, está em um palco, portando instrumentos. Painela ao fundo, com letreiro: I Conferência do Plano Municipal de Educação. (fim da descrição).

FOTO 4 – A conselheira presidenta do CRP São Paulo Talita F. de Carvalho entre parte da comitiva de psicólogas e psicólogos que estiveram na audiência. Entre essas pessoas, estão Raquel Guzzo e Pedro Bicalho, do CFP, e Marilene Proença, da ABRAPEE). Eles posam ao lado de um banner amarelo, com lápis desenhados, da campanha “Psicologia e Serviço Social nas escolas”. (fim da descrição).

FOTO 5 – Manifestação das profissionais da Psicologia e do Serviço Social durante a audiência. Elas erguem cartazes da campanha “Psicologia e Serviço Social nas escolas”. (fim da descrição).