Notícias


CRP SP passa a adotar, oficialmente, a sigla LGBTQIA+


Publicado em: 29 de junho de 2023

Ontem (28 de junho), no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lançou a Portaria CRP SP nº 38/2023 para o estabelecimento do uso da sigla LGBTQIA+, referindo-se às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, intersexos, assexuais e outras. Deste modo, a sigla passa a ser adotada pelo Conselho em seus documentos internos, comunicações e publicações à categoria profissional e à sociedade.

A medida vem na esteira do Decreto Presidencial de 11.471, de 6 de abril de 2023, que instituiu o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis,Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CNLGBTQIA+), no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, sob a sigla LGBTQIA+. Também ocorre em consonância à Portaria CFP nº 74, de 28 de junho de 2023, que estabelece o uso da sigla LGBTQIA+ no âmbito do Conselho Federal de Psicologia.

Para a conselheira presidenta do CRP SP, a psicóloga (CRP 06/71781) Talita Fabiano de Carvalho, que assina a portaria, a medida é resultado de uma luta histórica por visibilidade, inclusão e direito de existir plenamente, travada pelos movimentos sociais, entidades civis, poder público e pelas próprias pessoas LGBTQIA+, resistentes em suas identidades. “A Psicologia também tem papel fundamental nessa trajetória, tendo colocado o Brasil como o primeiro país, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a banir as chamadas terapias de conversão sexual, retirando o entendimento patologizante sobre as sexualidades”, contextualiza, referindo-se à Resolução CFP nº 01/1999, que orienta às psicólogas e aos psicólogos que as sexualidades não devem ser tratadas como doenças, distúrbios, perversão, transtorno mental, desvio ou inadequação. Acesse aqui para mais normativas do Sistema Conselhos de Psicologia sobre sexualidades.

Por isso, afirmamos: Não há cura para quem não está doente!

 

#ParaTodosVerem Card com fundo branco e círculo com as linhas nas cores da bandeira LBGTQIA+. (fim da descrição).