Notícias


Dia da Visibilidade Intersexo: Direitos Humanos e desafios da Psicologia


Publicado em: 26 de outubro de 2023

Mais do que uma postura crítica ou atitude filosófica, questionar determinados padrões impostos é um importante caminho para o melhor entendimento de si mesmo, inclusive no que diz respeito à compreensão do próprio corpo. As diferenças fazem parte da nossa existência, inclusive no âmbito sexual, e vão muito além do reducionismo da categoria feminino e masculino.

Diante das tantas possibilidades que não se encaixam nas imposições binárias, o termo Intersexo abarca as diversas variações naturais dos corpos. Hoje, 26 de outubro, é celebrado o Dia da Visibilidade Intersexual, data que marca a luta pela igualdade de direitos, pelo respeito à integridade física e pelo fim das discriminações das pessoas intersexo.

Isso porque os estigmas enfrentados vão muito além das limitações físicas. A ausência de compreensão e aceitação por parte da sociedade frequentemente resulta em preconceito e isolamento social, mutilações e vivências extremamente dolorosas, tanto para os sujeitos, quanto para os familiares.

O acesso igualitário a cuidados de saúde, incluindo intervenções médicas sensíveis e consentidas, é crucial. O estigma associado à intersexualidade frequentemente leva a práticas cirúrgicas não consensuais e mutiladoras - uma violação direta dos Direitos Humanos.

As profissionais e os profissionais de saúde têm a responsabilidade ética de proteger e apoiar todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou variações biológicas. A inclusão e a aceitação devem ser trabalhadas nas instituições, de modo a criar ambientes plurais, acolhedores e respeitosos.

Este é um chamado à sociedade para se educar continuamente sobre as questões intersexo. Às profissionais, reforçamos a necessidade de se atualizarem e engajarem em relação às demandas da sociedade, em especial, aquelas colocadas à margem do debate.

Nesta perspectiva, o CRP SP publicou para consulta a Nota Técnica e Orientativa “A Atuação profissional de psicólogas no atendimento às pessoas Intersexo”. O conteúdo traz explicações de pontos fundamentais sobre a autonomia dos corpos, a garantia do acesso à população intersexo a atendimentos psicológicos, e o acolhimento em todas as suas especificidades e singularidades, sem nenhum tipo de viés patológico.

Ao investir em educação contínua e desenvolvimento profissional para consolidar uma atuação humanizada, as psicólogas e psicólogos cumprem com seu dever ético e melhoram significativamente a qualidade do trabalho oferecido. A sensibilidade cultural, aliada a uma prática qualificada, fortalece a confiança entre a profissional e as pessoas atendidas, por justamente serem respeitadas e valorizadas em suas singularidades.

Celebramos a diversidade intersexo e convidamos toda a sociedade a abraçar a causa, trabalhando para a promoção dos Direitos Humanos, num mundo mais inclusivo, equitativo e consciente.

 

#ParaTodosVerem 

Card quadrado, retrato de uma pessoa amarela, cabelos pretos e curtos, usa brincos, colar, uma camisa roxa e maquiagem amarela nos olhos e está sorrindo. Ao fundo uma pessoa negra com camisa listrada, gravata colorida, óculos de sol na cabeça e maquiagem amarela nos olhos. Grafismos nas cores roxo e amarelo se sobrepõe à foto. A ilustração de um pequeno calendário de mesa aparece no canto inferior direito.  (fim da descrição)