Notícias


Dia da Saúde Mental: cuidados mentais são um direito de todas as pessoas


Publicado em: 9 de outubro de 2023

Muita coisa mudou desde 10 de outubro de 1992, quando foi celebrada, pela primeira vez, o Dia Mundial da Saúde Mental. De lá para cá, nossas vidas têm se tornando cada vez mais conectadas e digitalizadas, numa realidade que corre em ritmo acelerado, com altos níveis de exigências e cobranças.

Ao mesmo tempo que avançam as mudanças com o uso das novas tecnologias, cresce também a disparidade de quem não tem condições de acompanhar essas modificações, numa acentuação das desigualdades sociais e econômicas. Não por acaso que essas transformações vêm sendo acompanhadas pelo aumento nos índices de adoecimento mental, o que consequentemente eleva a demanda por cuidados eficazes, acessíveis e de qualidade.

A falta de recursos que garantam o bem-estar e uma vida com dignidade e respeito tem reflexo direto na saúde mental. Durante o isolamento em decorrência da pandemia da Covid-19, vimos como as restrições ao trabalho e à renda, a insegurança alimentar e a precarização das legislações trabalhistas fizeram disparar a demanda por serviços psicológicos.

Foi grande a busca por atendimento, num período de muitas dificuldades emocionais, intensificado não só pelo luto: no caso brasileiro, foi agravado pelo negacionismo da ciência por parte das autoridades governamentais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a porcentagem dos orçamentos destinada para a saúde mental oscilava em torno de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Os baixos investimentos revelam como a saúde mental e o bem-estar ainda são áreas negligenciadas, o que prejudica a desconstrução de visões estigmatizadas e de estereótipos violentos. Até hoje, ainda há países que criminalizam a tentativa de suicídio.

Os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento no trabalho, de acordo com a OMS. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média de 10 a 20 anos mais cedo. Como acontece em outras esferas, populações vulnerabilizadas têm um risco maior de desenvolverem problemas de saúde mental, e também de não conseguirem atendimento adequado.

Vale destacar que a campanha deste ano do Dia 10 de Outubro, encabeçada pela Federação Mundial de Saúde Mental, tem como lema: a saúde mental é um direito humano universal. Parte de um compromisso global para aumentar a conscientização sobre a importância do assunto, num esforço para cessar com discriminações enraizadas que levam a violações. É um elemento fundamental para a construção de uma sociedade justa e inclusiva.

Nesta data tão significativa, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) parabeniza e saúda toda a categoria de psicólogas, psicólogos e demais profissionais que atuam diariamente para que essa situação mude. Reconhecemos e valorizamos o esforço de cada todas e todos nessa trajetória de cuidados mentais da população, que incluem ações realizadas pela Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental, na Reforma Psiquiátrica e na Luta Antimanicomial. 

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, fundo com imagem de uma mulher negra sorrindo entre árvores e segurando uma mochila no ombro direito.  Na frente da imagem, grafismos em tons de verde e branco e a ilustração de um calendário. (Fim da descrição).