Notícias


Dia da Consciência Negra e a Psicologia: o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial é dever de todes!


Publicado em: 20 de novembro de 2023

Neste Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo celebra as figuras de Zumbi e Dandara dos Palmares na defesa de uma reparação histórica para a população negra e na promoção da igualdade racial que supere os desafios psicossociais enfrentados pelo povo preto. Reforça o compromisso da Psicologia com a construção de ambientes terapêuticos e de Políticas Públicas inclusivas e sensíveis às diversas experiências culturais e subjetivas, contribuindo assim para a saúde mental e o bem-estar de todas as brasileiras e brasileiros.

 

Racismo: sete letras que representam sofrimentos psíquicos persistentes em todas as dimensões da vida cotidiana. Na infância, o fenômeno acontece por meio de apelidos e piadas propagados em voz alta, risos incontidos e do silenciamento dos preconceitos e discriminações por parte dos atores escolares. Já no mercado de trabalho, por meio das dificuldades de acesso a vagas, associação da cor da pele em lugares subalternos e de subjugação que deveriam ocupar. Nos estádios esportivos, por meio da comparação do fenótipo da pessoa com animais, a exemplo de macacos. Nos supermercados, por meio do olhar atento de seguranças para cada movimento das pessoas negras, seguido de cenas vexatórias de acusação – implícita ou explícita – de furto e roubo.

A lista, na verdade, é interminável, e as dores, incontáveis. Em resumo, apesar de o racismo ser tipificado como crime, ele se manifesta nos olhares, gestos, palavras e outros detalhes. Mesmo com o cenário descrito acima, existem pessoas que negam o racismo, classificando-o como uma invenção da mente de outros.

Nesse contexto, a Psicologia não pode se eximir de ser antirracista. O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo  o Conselho Federal de Psicologia têm trilhado caminhos para essa finalidade. Utilizado da existência de Comissões Especiais de Relações Étnico-Raciais para provocar a classe de psicólogas com discussões para atenção a estas subjetividades. Além de produzir materiais orientativos e de resolução como o exemplo da Resolução CFP n 018/2002, que indica como devemos atuar frente ao racismo. O compromisso deve ser feito todos os dias, por cada pessoa atuante na Psicologia, como meio da preservação da integridade física e psíquica do povo preto. Temos o dever social com a população negra brasileira, para que a lei não fique apenas em aspectos teóricos. 

Acompanhe a agenda de articulações do CRP SP no Novembro Negro.

 

#ParaTodosVerem Card quadrado, fundo branco, foto de uma mulher negra de perfil, sorrindo. Ela é uma mulher madura, tem os cabelos curtos e avermelhados e utiliza brincos de argola com os dizeres “AFRO”. Ao fundo, cena de um ato ocorrendo.