Notícias


#CRPSPNaMidia Racismo, homofobia e violências nas escolas


Publicado em: 26 de outubro de 2023

#CRPSPNaMidia Somente neste ano, o Brasil registrou nove ataques em escolas, atingindo patamar recorde. O ambiente escolar, importante espaço de socialização e construção de subjetividades, onde as relações deveriam ser de acolhimento e compreensão, por vezes é reprodutor das muitas violências que estruturam e atravessam nossa sociedade - o racismo, a homofobia, a violência de gênero, entre outros.

Um exemplo recente de racismo e homofobia foi registrado na cidade de Muzambinho, em Minas Gerais. O episódio envolveu uma professora que teve falas preconceituosas durante uma aula de humanidades. O psicólogo (CRP 06/118838), conselheiro e coordenador da Subsede Grande ABC, Davi Rodriguez Ruivo Fernandes, participou de entrevista para o portal Repórter Diário e falou sobre a atuação das profissionais e dos profissionais da Psicologia escolar e Serviço Social nessas situações.

"Existem questões estruturais enraizadas na nossa cultura. É preciso compreender que vivemos um processo de muitas mudanças, que demanda uma perspectiva de saber lidar com as diferenças", afirma. O psicólogo também destaca a necessidade de ter uma escuta atenta e de qualidade, para interpretar os sinais e as consequências daquelas relações na infância e juventude. "Envolve compreender a possibilidade de convivência diante de valores diversos, em que é preciso respeito".

Somente em outubro, dois boletins de ocorrência foram registrados para apurar crime de racismo em uma escola localizada em São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista. Foi o quarto episódio de violência que a mesma vítima sofreu no local. 

A psicóloga (CRP 06/46649) especializada em Educação e subcoordenadora da Subsede Grande ABC, Maria da Penha Tamburú Ivanchuk, também falou sobre o tema em entrevista ao Repórter Diário. A psicóloga lembrou que, nessas situações, o amparo para a comunidade escolar estaria justamente na atuação sistemática e em rede de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais. O que não vem sendo cumprido. "O município de São Caetano não regulamentou a Lei 13.935.. Logo, a presença de profissionais da Psicologia e Serviço Social, nas escolas, não é garantida, e os problemas vão pipocando”.

 

Acompanhe a entrevista com o psicólogo Davi Ruivo.

 

Leia a matéria com participação da psicóloga Maria da Penha.

 

#ParaTodosVerem

Card fundo branco com leve degradê liliás. Ao centro, a ilustração de um megafone traçado em roxo.