Notícias


Em defesa da vida das mulheres e pelo direito ao aborto legal e seguro


Publicado em: 22 de dezembro de 2023

Em defesa da saúde das mulheres, dos pactos civilizatórios e da dignidade à todas as pessoas, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo repudia a negação do direito aos cuidados em saúde das mulheres frente à suspensão do serviço de aborto legal do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoerinha, na cidade de São Paulo, nesta quarta feira dia 20/12/2023.

Ao impedir a realização dos procedimentos de aborto legal realizados no hospital, sem nenhuma previsão de retorno, mulheres em situação de vulnerabilidade seguem negligenciadas pelo Estado, sem assistência e acesso à saúde.

O aborto legal é procedimento previsto em lei, que assegura à mulher uma assistência de saúde segura e adequada nos casos de estupro, risco de vida materna ou fetos com anencefalia. A suspensão desse serviço, além de diminuir as chances de uma vida reprodutiva saudável, coloca em risco a saúde e a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade no período gravídico. Vai na contramão dos pactos sociais e dos movimentos da sociedade civil, como das entidades, universidades, coletivos, que, em defesa da vida digna à todas as pessoas, buscam fortalecer Políticas Públicas para a saúde de todas as mulheres.   

Toda a nossa solidariedade às mulheres e o nosso apoio para a reabertura do serviço de aborto legal do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha sem a imposição de limite de tempo gestacional.

Leia e assine a petição pela reabertura imediata do serviço de aborto legal do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha.

 

#ParaTodosVerem
Foto do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha. (fim da descrição)