Notícias


Precursora da Luta Antimanicomial, Bauru recebe instalação de rua sobre saúde mental


Publicado em: 25 de março de 2022

Na noite desta quinta-feira, 24 de março, a cidade de Bauru, SP, recebeu a campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial”, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, que consiste na projeção de mensagens nas fachadas e laterais de prédios. O local escolhido para receber as mensagens sobre cuidado em liberdade e em defesa da saúde mental pública, fora dos manicômios, foi a fachada do Obeid Plaza Hotel, na Vila Nova Cidade Universitária.

Apesar da chuva no início da noite, quem teve a oportunidade de estar no local pôde conferir frases como “Mais CAPS! Menos grades”, em reforço da importância do Centro de Atenção Psicossocial para o cuidado e atendimento psicológico em liberdade, e “Em luta por uma saúde mental democrática e popular”, em defesa dos equipamentos de atenção psicossocial que auxiliam a população a ter mais qualidade de vida. 

O psicólogo (CRP 06/33540), professor de Psicologia da Unesp e militante da Luta Antimanicomial, Osvaldo Gradella Júnior, esteve no local das projeções e falou sobre o valor simbólico desta ação na cidade de Bauru, reconhecida como pioneira da Luta Antimanicomial e originária da “Carta de Bauru”, e sobre a necessidade de seguirmos reivindicando o cuidado em liberdade: "A gente tem que continuar lutando, continuar gritando, cada vez mais alto, por uma sociedade sem manicômios. Assim a gente vai conseguir construir, cada vez mais, espaços de liberdade onde as pessoas possam viver suas diferenças sem serem prejudicadas, sem serem excluídas, sem serem violentadas".

A Carta de Bauru e a Luta Antimanicomial

A cidade de Bauru ficou historicamente conhecida como precursora do movimento da Luta Antimanicomial quando, em 1987, um grupo de usuárias/os, familiares e trabalhadoras/es dos equipamentos de saúde elaborou a famosa “Carta de Bauru”, ou “Manifesto de Bauru”, no II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental. O documento levanta como principal pauta os desafios para a construção de uma sociedade livre dos manicômios, espaços que retiram a dignidade humana e reproduzem práticas de violência e abuso. 

A carta marcou não só a reivindicação por mais tecnologia e modernização dos sistemas de cuidado, mas também por uma transformação no pensamento estruturalmente preconceituoso e opressor. Foi uma convocação para que toda a sociedade assumisse aquela pauta e lutasse por condições de atendimento e saúde dignas.

A Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de se banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Estas reivindicações se mantêm atuais diante dos ataques e desmontes das Políticas Públicas de saúde mental. Por isso, reafirmamos que precisamos continuar avançando coletivamente contra a mercantilização da saúde e por uma sociedade sem manicômios.

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A campanha de 2022 pela Luta Antimanicomial, do CRP SP, tem percorrido diferentes territórios do estado de São Paulo projetando mensagens de impacto nas fachadas e laterais de prédios e monumentos. A ação pretende sensibilizar o público sobre a temática do cuidado com a saúde mental em liberdade e estendido a toda a população.

Calendário das próximas ações:
31/03 Ribeirão Preto 
29/04 Santos 
05/05 Sorocaba 
18/05 São Paulo

Por onde já passamos: São José dos Campos, Santo André, São José do Rio Preto, Suzano, Campinas e Bauru.

Demais regiões: Em breve!

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações! 

#PraTodosVerem: Fotografias da projeção realizada em Bauru. Aparecem as mensagens "Em luta por uma saúde mental democrática e popular!", "Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS antimanicomial" e "Mais CAPS e menos grades". Em algumas imagens, há pessoas reunidas na frente da projeção, comércios próximos ao prédio em que as mensagens são projetadas ou carros passando pela rua.