Notícias


Série de intervenções da Luta Antimanicomial leva mensagens sobre saúde mental a Ribeirão Preto


Publicado em: 1 de abril de 2022

Na noite desta quinta-feira, 31 de março, a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, recebeu a campanha “Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS antimanicomial” do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. A fachada lateral do Edifício Casablanca, na avenida Treze de Maio, foi o local escolhido para se projetar a sequência de frases sobre o cuidado com a saúde mental. 

Nem mesmo a forte chuva que tomou conta da região no início da noite impediu que professoras/es e estudantes de Psicologia, profissionais de equipamentos de saúde da cidade e psicólogas/os pudessem contemplar a ação, conferindo frases como “Saúde mental não se faz só! Por um cuidado em rede e no território”. As/os estudantes prepararam cartazes e levaram, às projeções, frases e fotos em alusão à Luta Antimanicomial. 

O psicólogo (06/85104) e coordenador do Programa de Saúde Mental na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Marcus Vinícius Santos, esteve no local e falou sobre a importância de termos espaços nos quais esta pauta seja tratada: “Foi muito emocionante e é muito importante termos espaços como este, para dar visibilidade para a questão da Luta Antimanicomial, da luta pelos direitos das pessoas com questões de saúde mental e em situação de vulnerabilidade”, afirmou. 

Uma trabalhadora da saúde mental, que não quis ser identificada, também participou da ação e compartilhou um pouco do seu sentimento ao encontrar as projeções: “Eu estava passando pela avenida e vi a projeção, parei meu carro, conversei com as pessoas que estavam aqui e fui muito acolhida. Trabalho em um hospital e estava voltando de um plantão muito difícil, onde atendi muitos casos psiquiátricos e eu mesma estou passando por um processo de adoecimento psiquiátrico, e foi muito importante estar aqui, falar com pessoas e ver que eu não estou sozinha”, contou a trabalhadora. 

A região de Ribeirão Preto e a Luta Antimanicomial

Ribeirão Preto possui uma importante história de pioneirismo na Reforma Psiquiátrica e na Luta Antimanicomial. Teve, em seu território, na década de 60, um dos primeiros hospitais-dia do Brasil, projeto que foi um dos primeiros serviços criados com o objetivo de substituírem os manicômios e pode ser considerado o equipamento que inspirou os atuais Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

O município também iniciou, na década de 1980, no Hospital Santa Tereza, um dos primeiros projetos nacionais de desinstitucionalização das/os moradoras/es de hospitais psiquiátricos, na época, chamados de “pensões protegidas”, hoje, as residências terapêuticas. Não podemos esquecer o CAPS AD, criado em 1996, também um dos precursores no país, e a Associação Loucos Pela Liberdade.

Contudo, toda esta história de pioneirismo e engajamento, com uma potente mobilização de usuárias/os, familiares e profissionais, perdeu força nos últimos 15 anos, num retrocesso conservador que, assim como no restante do Brasil, traz com força novas/velhas propostas de dispositivos manicomiais, muitas vezes, disfarçados com outros nomes. O nome é novo, mas a proposta e a lógica de segregação, isolamento e violação de direitos continuam as mesmas.  

Diante do cenário, mais do que nunca se tornam fundamentais iniciativas como as projeções antimanicomiais do CRP SP. É necessário voltar a ocupar espaços públicos e mobilizar a população para dar visibilidade aos retrocessos, às novas/velhas formas de violação e mais uma vez, lutarmos pelo direito ao cuidado em liberdade.

A Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de se banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes. 

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma Política Pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Aquelas reivindicações se mantêm atuais diante dos ataques e desmontes das Políticas Públicas de saúde mental. Por isso, reafirmamos que precisamos continuar avançando coletivamente contra a mercantilização da saúde e por uma sociedade sem manicômios.

Série de projeções: Saúde Mental se faz com o povo! Por um SUS Antimanicomial! 

A campanha de 2022 pela Luta Antimanicomial do CRP SP tem percorrido diferentes territórios do estado de São Paulo projetando mensagens de impacto nas fachadas e laterais de prédios e monumentos. A ação pretende sensibilizar o público sobre a temática do cuidado com a saúde mental em liberdade e estendido a toda a população.

Calendário das próximas ações:
29/04 – Santos 
06/05 – Assis 
12/05 - Sorocaba
18/05 – São Paulo

Por onde já passamos: São José dos Campos, Santo André, São José do Rio Preto, Suzano, Campinas, Bauru e Ribeirão Preto.

Fique atenta/o aos nossos canais para mais informações, não se esqueça de utilizar a hashtag #PorUmSUSantimanicomial e marcar o @crp_sp em suas publicações! 

#PraTodosVerem: Fotografias da projeção realizada em Ribeirão Preto. Aparecem as mensagens "Saúde mental se faz com o povo. Por um SUS antimanicomial", "Por um cuidado em rede e no território" e "Em luta por uma saúde mental democrática e popular!". Em algumas imagens, há diversas pessoas reunidas em frente à projeção, segurando cartazes em defesa do cuidado em liberdade e carros passando pela rua.