Notícias


Seminário Estadual 60 anos de Psicologia convida a refletir sobre o passado, presente e futuro da profissão


Publicado em: 20 de agosto de 2022

Neste mês de agosto são comemorados os 60 anos de regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil, posta pela Lei n.º 4.119 de 1962. Para celebrarmos e refletirmos sobre esta trajetória de lutas e conquistas, a prática da Psicologia como profissão e os desafios recentes da luta pelos Direitos Humanos, convidamos a categoria para o Seminário Estadual 60 anos de Psicologia – Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos, que será realizado dia 03 de setembro de 2022. O encontro será presencial mediante inscrições que já estão esgotadas e contará com transmissão no Facebook e YouTube do Conselho.

Para o primeiro momento, teremos Adriana Eiko Matsumoto (CRP 06/66765),  docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora em Psicologia Social e membra da diretoria da Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social), além de Hildeberto Vieira Martins (CRP 05/24193), professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atualmente, presidente da Abrapso e conselheiro do CRP-RJ, na mesa “Conjuntura dos últimos anos de Psicologia”, que terá início às 9h10. 

A mediação desta primeira mesa ficará a cargo de Rodrigo Toledo (CRP 06/90143), conselheiro coordenador da Comissão História e Memória da Psicologia do CRP SP, doutor e mestre em Educação, docente e pesquisador com atuação no enfrentamento da desigualdade social e atendimento da população LGBTQIA+ em contextos educativos.

O intervalo vai contar com a intervenção artística do rapper Edson Luiz, militante na luta por moradia pelo MTST na ocupação Oziel Alves de Mauá. Luiz faz parte da Coordenação Estadual do MTST e integra o Movimento Negro Raiz da Liberdade.

Os desafios recentes da luta pelos Direitos Humanos serão abordados por quatro mulheres, trazendo vivências teóricas e práticas e tendo início às 10h30. Maria Railda Alves, coordenadora e umas das fundadoras da Amparar (Associação de Amigos e Familiares de Presos), ativista que trabalha desde 2006 junto a familiares de pessoas presas nos sistemas penitenciário e socioeducativo. Maria Alves começou a militância ainda na década de 1990, depois que seu filho foi privado de liberdade na então Febem. Ao longo desses anos, Alves se envolveu em diversas campanhas e articulações relacionadas à garantia de dignidade e direitos de pessoas presas e à luta pelo fim dos cárceres. Também irá compor este segundo espaço Marisa Feffermann (CRP 06/19839), mestra e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Marisa é pós-doutora em Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud pelo CLACSO (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais), pesquisadora do Instituto de Saúde da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e articuladora da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio.

Também ligada à temática, Maria Angélica de Castro Comis ( CRP 06/74876) é mestra na área de medicina e sociologia do abuso de drogas, especialista em Medicina Comportamental e Terapia Cognitivo-Comportamental e ex-assessora de Políticas Públicas sobre álcool e drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Atualmente é coordenadora de advocacy do Centro de Convivência É de Lei. Para completarmos a segunda mesa, teremos Raisa Maria Cunha Guimarães, coordenadora estadual e do setor de saúde e de assistência do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Raisa Maria é professora da rede pública e técnica de enfermagem. A mediação ficará aos cuidados de Luiz Fernando Rodrigues Novais (CRP 06/165953), coordenador da Comissão Gestora Metropolitana do CRP SP, membro do Grupo de Estudos em Psicologia da Descolonização e América Latina e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Tatiane Rosa da Silva (CRP 06/122671), conselheira presidenta do CRP SP, membra da Comissão Gestora da Subsede do Grande ABC do CRP SP, aluna do curso de Pós-Graduação em Psicologia Social e Comunidades da Faculdade de Tecnologia de Curitiba (Fatec - PR), realizado em parceria com Instituto Cooperativo Parentes (CE) e Ivani Francisco de Oliveira (CRP 06/121139), conselheira do CRP SP, mestra em Psicologia Social pela PUC-SP, docente de Psicologia e supervisora de estágios farão a abertura do Seminário, a partir das 9h.

Para encerrar o coletivo Pretagonistas fará um show de rap, de Mana Black sobre empoderamento negro LGTQIA+,  feminismo e racismo e uma apresentação de dança de Hadiya Mwangaza no estilo vogue (dança originária dos ballrooms de cultura negra e LGBTQIA+).

Participe e venha refletir sobre a Psicologia conosco!

O que: Seminário Estadual 60 anos de Psicologia: Psicologia é para todo mundo e se faz com Direitos Humanos

Quando: sábado, 03/09, das 8h30 às 12h

Onde: presencial no auditório do CRP SP - Rua Arruda Alvim, 89 - Jardim América, São Paulo, SP, próximo ao Metrô Clínicas e transmissão ao vivo no Facebook e Youtube

Estacionamento: City Park

Rua Cardeal Arcoverde, 201, Jardim América, São Paulo, SP
Para obter o desconto, retire o selo na recepção do CRP SP.