Notícias


25 de Setembro - Dia Nacional do Trânsito


Publicado em: 25 de setembro de 2022

No Dia Nacional do Trânsito, marcado em 25 de setembro, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo reconhece a importância de todas/os as/os profissionais que atuam no ramo da Psicologia do Trânsito e nas frentes de mobilidade humana, promovendo as questões de diversidade, acesso e segurança. Essa data surgiu a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, no ano de 1997, como forma de gerar conscientização social, tanto da parte de pedestres quanto de motoristas, em relação aos cuidados básicos em vias públicas e privadas.

Nos seus mais diversos desdobramentos, a Psicologia do Trânsito busca investigar e compreender os aspectos psicossociais da locomoção de pessoas; reconhecer e planejar intervenções no sofrimento psíquico causado pelo trânsito, tanto de quem se desloca de um local para outro, quanto de quem trabalha em transporte; analisar e prevenir acidentes; planejar e promover Políticas Públicas de educação, saúde e segurança, bem como colaborar com ações socioeducativas para pedestres, ciclistas, condutoras/es infratoras/es e outras/os usuárias/os das vias.

Importante ressaltar que as práticas psicológicas desse campo devem sempre colocar as pessoas como prioridades, uma vez que o trânsito reflete as relações de poder e o nosso comportamento no meio social. 

Desse modo, o CRP SP parabeniza todas/os as/os profissionais atuantes do campo da Psicologia do Trânsito que buscam, em suas práticas cotidianas, as intersecções entre os Direitos Humanos, Políticas Públicas, mobilidade humana e educação, articulando segurança pública e saúde mental.

Confira também a Referência Técnica para atuação de psicólogas/os em Políticas Públicas de mobilidade humana e trânsito, material disponível gratuitamente e produzido pelo CREPOP.

#PraTodosVerem: Card quadrado. Fundo azul. Segundo plano: Na centro-direita, fotografia redonda de mulher pedalando em via interditada para carros, ela leva uma criança no quadro. (Fim da descrição).