Notícias


#CRPSPAcontece Acompanhe as ações do CRP SP na primeira quinzena de junho


Publicado em: 30 de junho de 2023

#CRPSPAcontece Para além das atividades diárias voltadas à orientação e ao atendimento à categoria, um universo composto por mais de 140 mil psicólogas e psicólogos de todo o estado de São Paulo, o CRP SP também mobiliza inúmeras atividades e articulações por meio de suas comissões, núcleos territoriais, parcerias com entidades e colaborações.

Neste post, você acompanha algumas dessas ações realizadas pelo Conselho na primeira quinzena de junho.
Acesse nossos canais e fique por dentro do que acontece no CRP SP! 

 

#SaúdeMental
Nos dias 15 e 16 de junho, o CRP SP esteve presente no Seminário Internacional de Saúde Mental: Possibilidades para a efetivação da Política Antimanicomial na interface com o Poder Judiciário, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O evento teve como objetivo a qualificação de uma Política Antimanicomial no Brasil, estimulando o debate sobre a aplicação de medidas de segurança, protetivas e socioeducativas, a partir de um modelo de garantia dos direitos fundamentais. O CRP SP tem discutido o tema, em especial a Resolução 487/23 do CNJ, que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário e estabelece procedimentos e diretrizes para implementar a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei n° 10.216/2001. 
FOTO 1 (capa Notícias): Conselheiras do CRP SP Marta Eliane de Lima e Ione Aparecida Xavier registram participação no evento com o ativista antimanicomial Mário Moro.

#CorposLGBTQIA+
A Subsede São José do Rio Preto realizou o encontro “Cine CRP SP – Território de mim: Existências e Resistências do Corpo”, com exibição de curta-metragem seguido de roda conversa com profissionais e estudantes de Psicologia sobre os atravessamentos vividos pela população LGBTQIA+ na construção de suas identidades e existências. O evento ocorreu no dia 15/06, atrelado ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, contando com a condução, pelo território, do colaborador Gustavo Ramiro, do Núcleo de Direitos Humanos, e da subcoordenadora da Comissão Gestora, Ana Carolina Ferreira Barbosa.
FOTO 2: Participantes do Cine CRP SP no auditório da Subsede.

#ParadaLGBTQIA+
De 07 a 11/06, conselheiras e conselheiros, colaboradoras e colaboradores e Comissões Gestoras de todo o estado, junto a representantes do CFP, somaram-se às atividades do calendário da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Entre as mobilizações, o CRP SP articulou campanha sob o mote “Não há cura para quem não está doente”, estando presente na 22ª Feira da Cultura e Diversidade LGBT+; na roda de conversa “Pajubá: transformando a Gramática Política”; na 6ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo; no Encontro de Organizadores de Paradas compondo a mesa “Rede de Proteção às Paradas LGBT+”; na 20ª Caminhada das Mulheres Lésbicas e Bissexuais Cis e Trans de São Paulo e no próprio ato da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que neste ano teve como lema "Políticas Sociais para LGBT+: Queremos por inteiro e não pela metade!".
FOTO 3: Representantes do CRP SP e CFP em frente ao painel do Encontro de Organizadores de Paradas.

#SistemaPrisional #Psicologia
Em 06/06, o encontro “Psicologia e Sistema Prisional: Recortes éticos, normativas e reflexões acerca da Psicologia no âmbito da execução penal” reuniu psicólogas e psicólogos para a discussão sobre importantes aspectos do contexto prisional que impactam na atuação profissional. Em pauta, as condições e situações que podem ser entendidas como tortura física e psicológica, que vitimiza as pessoas em privação de liberdade. A partir das provocações e da constatação de que pessoas presas configuram como pessoas em violação de direitos, o coletivo debateu sobre as normativas, em especial o artigo 8º da Resolução CFP 11/2018, que trata dos atendimentos por Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) e ainda sobre as possibilidades de atuação da Psicologia nestes espaços, prezando pela ética e pelo enfrentamento das situações em que a prática da profissão esteja sendo aviltada. A roda contou com organização e mediação da conselheira secretária Marta Eliane de Lima e da conselheira coordenadora da Comissão de Direitos Humanos (CDH) Ione Aparecida Xavier.
IMAGEM 4: print do encontro, que aconteceu de modo online.

#Lei13935 #PsicologiaEscolar
Em 05/06, o CRP SP e o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS), em parceria com Ângela Soligo, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e com psicólogas da Educação do município de Porto Feliz, participaram de audiência, na Câmara Municipal de Sorocaba, para a implementação da Lei 13.935/19. O Conselho e as entidades presentes estiveram em diálogo com as vereadoras Fernanda Garcia e Iara Bernardes para seguir com a tramitação da minuta que garante a regulamentação da lei em Sorocaba.
FOTO 5: conselheira Ione Aparecida Xavier na tribuna da câmara, na defesa da Lei 13.935, que prevê profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas escolas.

#NovaCIP
As subsedes do CRP SP iniciam suas organizações e adaptações internas para a implementação da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP). A nova CIP será implementada, gradativamente, a partir de julho, em todos os territórios, sendo devidamente comunicada nos canais do Conselho. No dia 13/06, com a presença de profissionais da Psicologia de todo o estado, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária que apresentou este serviço à categoria e votou os valores da nova CIP e do certificado digital. Saiba como foi a assembleia.
FOTO 6: Subsede Ribeirão Preto testa o kit para captura de imagem e dados das psicólogas e dos psicólogos para confecção da nova CIP.

#Universidades
Em 02/06, a Subsede Alto Tietê conduziu atividade de orientação e acolhimento a estudantes concluintes do curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atendendo ao convite da docente Eliziane Jacqueline dos Santos, as membras da Comissão Gestora da Subsede Mônica Marques dos Santos e Márcia Regina Barros Ferreira, acompanhadas do trabalhador administrativo Rodrigo da Silva Gomiero, realizaram orientações sobre registro profissional, cuidados éticos, importância da defesa dos Direitos Humanos, função do Sistema Conselhos de Psicologia, entre outros temas. Também responderam a dúvidas das pessoas presentes, em um espaço formativo e de trocas. |
FOTO 7: membras da Subsede Alto Tietê dialogam com estudantes da UCM.

#TBT #LutaAntimanicomial
Ainda sobre o Maio, Mês de Lutas, a Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte, por meio das colaboradoras Lívia Gonçalves Toledo e Nereida Marques da Silva, integrou a Ação sobre Saúde Mental e Luta Antimanicomial realizada na Faculdade Serra Dourada (Unidade Lorena) no Dia da Luta Antimanicomial. A colaboradora Camila Lazzarini Vieira Ecosteguy concedeu entrevista à Rádio Máxima FM sobre o fechamento dos manicômios judiciais, abordando a Resolução 487 do CNJ.
FOTO 8: Colaboradoras na ação com estudantes da Faculdade Serra Dourada.
FOTO 9: Print da entrevista para a rádio, disponível também no YouTube.