Notícias


Confira as principais articulações do CRP SP no #CRPSPAcontece de 23 de junho


Publicado em: 30 de junho de 2023

#SemanaDePsicologia
CRP SP e CFP somaram-se às atividades da Semana de Psicologia da USP, evento aberto à comunidade para promoção de diálogos sobre a Psicologia. As conselheiras do CRP SP Camila Prandini e presidenta Talita F. de Carvalho, ao lado da conselheira vice-presidenta do CFP, Ivani Oliveira, expuseram o painel sobre Regulamentação das Práticas Psicológicas. A conselheira do CRP SP Ana Tereza Marques abordou o “Atendimento às Pessoas com Deficiência(s)”, enquanto as também conselheiras Marta Eliane de Lima e vice-presidenta Maria da Glória Calado problematizaram as “Violências de Estado”. No último dia do evento, a conselheira presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP SP, Annie Louise Saboya Prado, conduziu a conversa sobrePsicologia e Cannabis Terapêutica”.
FOTO 1 (capa Notícias): Conselheiras Talita F. de Carvalho e Camila Prandini com a conselheira do CFP Ivani de Oliveira e o público que acompanhou o painel.

#PolíticasPúblicas #Drogas
Membras da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) foram eleitas, no dia 21/06, para cadeiras do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) de Santos, representando o CRP SP. Na ocasião, a conselheira presidenta da COF, também atual conselheira do COMAD, Annie Louise Saboya Prado, e a colaboradora membra da COF, Fernanda Garcia Estevez, participaram como delegadas da Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, sendo eleitas para a gestão do próximo biênio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.
FOTO 2: Conselheira Annie Lousie e colaboradora Fernanda entre representantes do COMAD.

#PrevençãoAoSuicídio
No dia 21/06, a Subsede Ribeirão Preto promoveu encontro do Comitê de Prevenção ao Suicídio, com representantes da Secretaria Municipal da Saúde e de entidades da rede municipal. Na pauta, estiveram discussões sobre estratégias e ações de prevenção, considerando as contribuições da Psicologia nas Políticas Públicas.
FOTO 3: entidades e profissionais da saúde debatem sobre a temática na Subsede.

#DireitosDasMulheres
Em 17/06, a colaboradora do CRP SP Ana Maria Brigido Lintz integrou a plenária do COMMULHER de Mogi das Cruzes, com a participação de mulheres do território de Jundiapeba. No encontro, foram abordados o funcionamento do conselho, as Políticas Públicas para o território e a escuta  sobre os desafios e dificuldades de acesso em Jundiapeba. Surgiram questões sobre Políticas Públicas de saúde mental para mulheres e crianças; proteção das crianças e adolescentes em situações de abuso sexual; a ausência de acolhimento em delegacias para registro de Boletins de Ocorrência em situações de violência doméstica e a falta de humanização em serviços de urgência em saúde da mulher. As conselheiras da COMMULHER comprometeram-se em retornar ao território com nova escuta e encaminhamentos sobre as pautas.
FOTO 4: membras da COMMULHER, de Mogi das Cruzes, com convidadas de Jundiapeba

#SUAS #SUS
A sede do CRP SP foi ocupada com reflexões e debates do 20º Encontro de Trabalhadoras e Trabalhadores do Fórum Estadual do Sistema Único de Assistência Social (FETSUAS). O evento aconteceu de modo híbrido, reunindo profissionais da saúde de todo o estado de São Paulo. Pelo CRP SP, participaram a conselheira presidenta Talita F. de Carvalho e as conselheiras Tayná Alencar Berti de Souza e Camila Andrade de Oliveira.
FOTO 5: participantes no auditório da sede do CRP SP.

#PsicologiaCannabis
Conselheiras e conselheiros, colaboradoras e colaboradores, trabalhadoras e trabalhadores do CRP SP estiveram presentes na maior marcha antiproibicionista brasileira, que reuniu cerca de 100 mil pessoas no dia 17/06, na cidade de São Paulo. Em pauta, a defesa de Políticas Públicas e do entendimento da maconha a partir de uma abordagem terapêutica, para além do uso pessoal, sob mote “Antiproibicionismo por uma questão de classe - Reparação por necessidade”.
FOTO 6: foto da marcha, na Avenida Paulista.
 

#Universidades
A Subsede Grande ABC, junto à Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e ao Fórum de Coordenadoras e Coordenadores dos Cursos de Psicologia do Grande ABC, realizou a “Formação e exercício ético em Psicologia: compartilhando boas práticas” na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. O encontro reuniu docentes, supervisoras e supervisores de estágios e estudantes dos últimos anos do curso de Psicologia. Teve como objetivo apresentar as resoluções éticas da atuação profissional, a promoção de boas práticas e o diálogo sobre o compromisso social da Psicologia.
FOTO 7: Participantes do evento fazem o sinal "I love you" em LIBRAS, reconhecido pela comunidade surda no mundo inteiro.

#PsicologiaAntirracista
A Subsede da Baixada Santista e Vale do Ribeira recebeu, no dia 16/06, a 1ª Rede de PsiPretes do território, para aproximação e possibilidades de ações junto à Comissão de Direitos Humanos, Comissão Especial de Relações Étnico-Raciais e aos Núcleos Territoriais do CRP SP.
FOTO 8: conselheiras Annie Louise Saboya Prado e Fabiana Macena Luiz e colaboradoras e colaboradores do Conselho com integrantes da Rede de PsiPretes.