Notícias


03 Dezembro – Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência(s)


Publicado em: 1 de dezembro de 2023

"Psicologia Anticapacitista: Uma Jornada Ética Rumo à Inclusão, Diversidade e Equidade".

A Psicologia Anticapacitista surge como um olhar crítico diante das práticas convencionais que, muitas vezes, inadvertidamente perpetuam desigualdades sociais, econômicas e políticas em relação às Pessoas com Deficiências. Seu fundamento reside na compreensão de que as estruturas sociais e o modelo biomédico exercem uma influência substancial nas experiências individuais e coletivas, incluindo o domínio psicológico.

Ao adotar uma perspectiva Anticapacitista, as pessoas profissionais da Psicologia buscam não apenas questionar, mas transformar normas e valores que possam contribuir para a marginalização deste grupo social que são as Pessoas com Deficiências. Esse olhar reconhece que as noções tradicionais de aprendizado, trabalho, sucesso, produtividade, condição psicológica, capacidade e bem-estar muitas vezes refletem padrões que excluem aquelas pessoas que não se encaixam nas estruturas sociais historicamente dominantes.

A crítica fundamental da Psicologia Anticapacitista concentra-se em combater a ideia de "capacidade" e/ou "normalidade" do modelo biomédico, questionando a imposição de critérios que consideram algumas características como desejáveis e outras como indesejáveis frente à condição da deficiência. A visão reducionista do modelo biomédico frequentemente marginaliza e contribui para que as Pessoas com Deficiências vivenciem situações de vulnerabilidades por conta dos padrões sociais e corpo normativos.

No olhar crítico da Psicologia Anticapacitista mora a diversidade de características e experiências humanas, que é não apenas reconhecida, mas valorizada e contemplada, rompendo com a visão capacistista.

No âmbito dos Direitos Humanos, a Psicologia Anticapacitista destaca a importância de garantir a dignidade e os direitos fundamentais a todos os indivíduos. Ela busca, assim, não apenas entender o sofrimento psicológico individual e da comunidade, mas também abordar as condições estruturais que contribuem para a injustiça social.

Ética e profissionalismo são pilares essenciais dessa abordagem, que busca promover práticas psicológicas em qualquer área da Psicologia, que estejam alinhadas com princípios de justiça, igualdade e respeito pelos Direitos Humanos. O cuidado, dentro desse contexto, transcende o foco exclusivo no indivíduo, estendendo-se para a promoção de mudanças sociais que eliminem barreiras à equidade e inclusão.

A Psicologia Anticapacitista incorpora, intrinsecamente, o valor da inclusão e diversidade. Ela se opõe a perspectivas uniformizadoras, reconhecendo a riqueza que surge da interseccionalidade e a multiplicidade de experiências e identidades. Ao destacar a importância da equidade, esse olhar visa a criar um ambiente social que seja acessível e justo a todas as pessoas.

Em síntese, a Psicologia Anticapacitista não apenas desafia as limitações das abordagens tradicionais, mas também abarca os princípios dos direitos humanos, ética, profissionalismo, cuidado, inclusão, diversidade e equidade. Os profissionais de Psicologia estão convidadas e convidados a desenvolverem esse olhar humanizado que representa uma evolução significativa na compreensão e prática de uma Psicologia inclusiva, buscando não apenas a transformação individual, mas também a mudança estrutural em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por isso, afirmamos o nosso mote, Diferenças que constroem, compromisso social e ético da Psicologia!

 

#ParaTodosVerem Card quadrado com foto de mulher negra em uma cadeira de rodas na Av. Paulista. Ela usa camisa cinza, calça preta, tem cabelo black, está sorrindo e mexe no celular. Na margem inferior, grafismos em cinza escuro e cinza claro e a ilustração de uma calendário de mesa. (fim da descrição).